nsc
santa

Referência

Entre os maiores players do setor de iluminação, empresa de SC deve dobrar de tamanho até 2023

Comemorando 43 anos de atividade, Blumenau Iluminação investe no mercado externo e em parcerias com universidades para promover a inovação dos produtos

31/07/2021 - 07h40 - Atualizada em: 03/08/2021 - 09h22

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Blumenau Iluminação
Nos últimos quatro anos, a companhia dobrou de tamanho e pretende realizar o mesmo feito em um período menor.
(Foto: )

Dobrar de tamanho parece uma meta bastante audaciosa, principalmente em um momento de pandemia. Mas é isso o que propõe o plano de expansão de um dos três maiores players do setor de iluminação brasileiro, situado em Blumenau.

Na contramão do cenário de crise causado pela Covid-19, o setor imobiliário viu as vendas de imóveis dispararem em 2020 – condição que permanece neste ano, mas de forma mais branda. Mesmo assim, o cenário continua promissor não só para os novos imóveis, mas também para as reformas e para toda a cadeia que envolve decoração.

Atenta ao movimento do mercado, a Blumenau Iluminação vem navegando nessa onda de crescimento e apresentando resultados positivos: nos últimos quatro anos, a companhia dobrou de tamanho e pretende realizar o mesmo feito em um período menor, até 2023.

Somente no primeiro semestre deste ano, a empresa ampliou a fábrica, inaugurou um centro de distribuição e apresentou um crescimento de 51% em relação ao mesmo período do ano passado. Neste segundo semestre, foi aprovado o investimento na casa de R$ 2,5 milhões para a compra de equipamentos para produção nacional, que serão entregues entre setembro deste ano a fevereiro de 2022.

Centro de distribuição
Novo centro de distribuição da Blumenau Iluminação.
(Foto: )

Ainda em setembro será inaugurado um novo showroom junto à sede da empresa. O total investido na ampliação é de R$ 6 milhões. A indústria não possui lojas próprias, mas atende pontos de venda do varejo, materiais de construção, material elétrico, home centers e atacados por todo o país.

Blumenau Iluminação
Em setembro a Blumenau Iluminação irá lançar um showroom, que faz parte dos R$ 6 milhões investidos na ampliação da empresa.
(Foto: )

Contato com mercado externo e com a universidade incentiva tecnologia e inovação

Cerca de 80% do negócio vem do exterior, tendo como principal aposta a tecnologia a preço justo.

— Neste último ano investimos em nossa estrutura de negócios internacionais. Ampliamos nossa estrutura própria na China e iniciamos um projeto de internacionalização da marca, focados na ampliação da exportação — destaca o diretor comercial e de operações da empresa, Renan Pamplona Medeiros.

A Blumenau Iluminação possui mais de 1.500 itens diferentes e acelera o movimento de venda para o mercado externo. Segundo a companhia, treinamentos e capacitação da equipe, excelência na qualidade e acabamento diferenciado são os principais pontos que melhoram a sua competitividade.

Algumas parcerias são construídas junto de universidades locais. Entre elas, destaca-se um projeto com a FURB, Universidade Regional de Blumenau, que promove concursos de design e premia as criações dos alunos, levando os produtos desenvolvidos para lojas de todo o país.

— Acreditamos que as pessoas fazem a diferença, com um time forte de gestão, temos ainda mais confiança para continuarmos investindo e ampliando — afirma Renato Medeiros, presidente da empresa.

Solução para todos os ambientes

A Blumenau Iluminação tem como premissa não parar de inovar até ser a solução completa para seus clientes. Além de oferecer uma linha especializada em iluminação externa, a Germany, a novidade do momento é o lançamento da linha Smart.

A automação residencial já é uma realidade nos lares brasileiros e, com o avanço das assistentes virtuais, como Alexa e Google Home, a Blumenau Iluminação apresenta ao mercado a linha Infinity Smart Blumenau. Com ela será possível aliar a iluminação com conexão wi-fi, controle por voz, aplicativo no smartphone e mais de 16 milhões de cores. No segundo semestre deste ano, serão lançados três diferentes produtos na categoria Smart, e há previsão de novidades para o começo de 2022.

Tradição familiar e processo artesanal marcam início da empresa

O ano era 1958 quando Orlando Zeno Pamplona resolveu abrir o próprio negócio. O torneiro mecânico decidiu montar uma fábrica de malas, mas um incêndio fez com que perdesse tudo. Resiliente e com espírito empreendedor, foi em busca de novos objetivos. Fundou a Blumenau Iluminação em 1978, uma empresa familiar com processo de produção artesanal.

— A primeira peça que ele comprou foi uma bigorna, um pequeno torno e algumas ferramentas manuais. Com isso, ele foi desenvolvendo algumas peças, ia à Joinville buscar retalhos das grandes metalúrgicas para fazer as luminárias, na época, totalmente à mão. Essa linha existe até hoje — conta Lorena Pamplona Medeiros, diretora financeira.

Blumenau Iluminação
Da esquerda para a direita: Renan Pamplona Medeiros, diretor comercial e operações; Lorena Pamplona Medeiros, diretora financeira e Renato Medeiros, presidente.
(Foto: )

A empresa atua em todo o Brasil e em alguns países vizinhos, mas pretende ampliar a participação principalmente no Mercosul.

— O crescimento de resultado dos últimos anos, somados aos investimentos que já viemos fazendo em todas as áreas da empresa, são comprovados também pelos prêmios que recebemos nacionalmente, principalmente no Prêmio ANAMACO, o maior e mais reconhecido no nosso segmento, sendo destaque entre os maiores players do segmento. Isso reforça nosso comprometimento e credibilidade — finaliza Renato Medeiros, presidente da empresa.

Conhece os produtos da Blumenau Iluminação? Clique e confira aqui.

Leia também

Instituições financeiras agora devem informar os clientes sobre remuneração na compra de ativos

Empresa catarinense aposta no digital para ampliar negócios e democratizar acesso a produtos

Nova geração de ônibus desenvolvida por gigante brasileira traz mais segurança ao viajar

Colunistas