publicidade

Esportes
Navegue por

Revezamento

Equipe do Exército vence a Volta à Ilha de Florianópolis em 2019

Prova na Capital teve o Exército como campeão na categoria principal e recordes entre os veteranos

14/04/2019 - 16h48

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
Volta à Ilha
Equipe do Exército foi a grande campeã da prova
(Foto: )

As paisagens de Florianópolis mais uma vez viraram cenário de uma prova marcada pelo sacrifício físico e esforço coletivo nesse fim de semana. Mais do que as medalhas merecidas na linha de chegada, os atletas também compartilharam suor e lágrimas ao fim dos 140 quilômetros da 24ª edição do Revezamento Volta à Ilha, com largada na madrugada de sábado. Ao longo do percurso, os cerca de 4 mil atletas enfrentaram a areia das praias, trilhas, estradas de terra, morros e asfalto, com temperaturas na casa dos 30ºC.

Quem levou a melhor na principal categoria foi a equipe do Exército Brasileiro, numa jornada de 8 horas, 34 minutos e 37 segundos. A composição do grupo teve atletas do corpo da tropa, que já se dedicam ao atletismo, e homens do programa de alto rendimento da instituição.

—Fizemos uma seleção e nos preparamos desde o início do ano — conta Fernando Alex Fernandes, um dos integrantes da equipe campeã.

Entre as duplas, o lugar mais alto do pódio teve velhos conhecidos da Volta à Ilha: Elson Gracioli e Hernani de Souza, representantes da equipe Cia dos Cavalos 361, de Porto Alegre, venceram a prova pela terceira vez consecutiva.

Já considerados veteranos para a modalidade, a dupla apostou na sintonia para correr com fôlego de menino.

—Esse ano eu faço 43 anos. O Elson faz 45. A gente vem dando um calor nos mais jovens. E esse calor está sendo bem quente porque, na verdade, a gente tem vencido a prova. A gente praticamente não se conhecia até a primeira prova, não tínhamos um contato próximo. Mas logo que fomos apresentamos e viemos para a primeira vez, em 2017, a gente tem uma sintonia muito positiva e isto acaba gerando bons resultados — contou Hernani à Rádio CBN Diário.

Na disputa mista, de grupos formados por homens e mulheres, quem passou primeiro pela linha de chegada foi a equipe Misto Monstro F3, de Tubarão. No ano passado, o mesmo grupo esteve próximo de terminar em primeiro lugar, mas problemas de logística causados pelo trânsito atrasaram os atletas.

—Esse ano a gente veio determinado, deu tudo certo. Quando vimos o pessoal esperando a gente, caímos em lágrimas — conta William Muraro, membro do time.

Dois grupos quebraram novos recordes nesta edição: a equipe Os Velhotes 50/ SESP Ribeirão Pires com 10h5min32seg na categoria Veterana 50. E a equipe Chão de Aterro, na categoria Veterana 60, com tempo de 12h2min24seg.

Atração esportiva e econômica

Além de ser uma atração esportiva, a Volta à Ilha também é um evento que movimenta a Capital economicamente, pois 70% dos competidores são de fora de Santa Catarina. Destes, 68% fizeram o deslocamento de avião. Muitos competidores também chegaram à cidade com familiares e amigos para aproveitar o fim de semana. De acordo uma pesquisa da Eco Floripa, organizadora da prova, aproximadamente R$ 12 milhões são deixados em Florianópolis com a corrida de revezamento

—As pessoas gostam de desafios e isso as motiva. A preparação para esta prova, que provoca e faz as equipes superarem os limites, inicia muitos meses antes. Há um planejamento bastante estratégico, que incentiva e une os grupos — comenta Carlos Duarte, organizador da Volta à Ilha e diretor da Eco Floripa Eventos Esportivos.

VENCEDORES POR CATEGORIA

Aberta Elite

1 CDE - Exército Brasileiro

2 D-Run Bionexo

3 Cia dos Cavalos 361

Aberta Mista

1 Monstro F3

2 Correria

3 HF Treinamento Esportivo

Feminina

1 Clube de Corrida Formacco

2 CR Runners Feminina

3 Super Corredoras

Veterana Mista

1 Univinte FUCAP / Tubarao Runners

2 AABB - Os novatos

3 X_FENAE Veterana

Veterana 40

1 Amigos do Freire

2 Lobos do cerrado

3 BSrun

Veterana 50

1 Os Velhotes 50 / SESP Ribeirão Pires

2 Ricardo Sarda A.E Os Coroas

3 Base Aérea de Florianópolis

Veterana 60

1 Chão de Aterro

2 OS Velhotes 60 SESP Ribeirão Pires

3 Gautama Sex

Dupla

1 Cia dos Cavalos 361 Dupla

2 Dupla Magrelos

3 Andre Villarinho Dupla

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação