nsc

Dados divergentes

Erro em site da prefeitura causa aumento de 1.000 casos ativos de covid-19 em Florianópolis

Segundo prefeitura, falha se deve à inclusão dos pacientes já recuperados; problema deve ser corrigido nos próximos dias

08/09/2020 - 14h04 - Atualizada em: 08/09/2020 - 14h29

Compartilhe

Leandro
Por Leandro Lessa
Falha em contagem online de casos ativos em Florianópolis deve ser corrigida nos próximos dias
Falha em contagem online de casos ativos em Florianópolis deve ser corrigida nos próximos dias
(Foto: )

Apesar de ter reconhecido que há um erro de mais de 1.000 casos ativos de coronavírus em Florianópolis nas plataformas usadas pela prefeitura para divulgar dados referentes à covid-19 no município, já houve pelo menos duas atualizações no Covidômetro Floripa entre a segunda e o início da tarde desta terça-feira (8) sem a correção do problema. 

> Painel do Coronavírus mostra a evolução da pandemia em SC

Por volta de 14h, o painel ainda apresentava 2.269 pacientes em acompanhamento. Já na sala de situação, outra ferramenta disponibilizada online pela prefeitura, há uma nova divergência: o número apresentado é de 2.304. Porém, a secretaria municipal de Saúde confirma que há atualmente cerca de 800 casos ativos da doença. 

- Eu acho que é um problema que as autoridades públicas precisariam ter um pouco mais de rigor, Não só para os analistas e cientistas, mas a população precisaria saber o dado exato, real - declarou o coordenador do Núcleo de Estudos da Economia Catarinense (Necat/UFSC), Lauro Mattei, em entrevista à NSC TV

Esses números são um dos critérios utilizados para determinar a situação de contágio da covid-19 em Florianópolis. Segundo o monitoramento, o município está em alto risco - logo abaixo de altíssimo risco, que é o considerado mais grave dos quatro níveis estipulados, de acordo com a classificação usada pela prefeitura. 

> Florianópolis abre quarto centro de testagem exclusivo para covid-19

Através de nota, a secretaria municipal de Saúde alega que há uma falha no sistema, que não está retirando as pessoas recuperadas dessa contagem total de pacientes ativos. O problema deverá ser corrigido dentro dos próximos dias. 

Confira a nota:

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, informou que a cidade possui, atualmente, cerca de 800 casos ativos, e não 2,2 mil, conforme indica o covidômetro. A equipe técnica está trabalhando na atualização do sistema e a diferença se dá por que os novos casos estão sendo colocados em tempo real, no entanto, os curados estão constando ainda como ativos.

Colunistas