nsc
an

publicidade

Artes 

Escola Bolshoi sedia maior seletiva de dança do Brasil neste fim de semana em Joinville 

Audição conta, em todas as etapas, com 5.273 candidatos inscritos 

15/10/2019 - 19h35

Compartilhe

Redação
Por Redação AN
Meninos e meninas participam de diferentes testes para conseguir uma vaga na Escola Bolshoi Brasil
Meninos e meninas participam de diferentes testes para conseguir uma vaga na Escola Bolshoi Brasil
(Foto: )

Entre os dias 18 e 20 de outubro, centenas de crianças e adolescentes de vários estados brasileiros e do exterior se encontram em Joinville, a Capital Nacional da Dança, para concorrer a uma bolsa de estudos na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Em 2019, a Escola Bolshoi realizou pré-seleções em 14 estados brasileiros mais o Distrito Federal, totalizando 38 cidades, além de inscrições via site. No total foram 5.273 candidatos inscritos.

Dos inscritos na primeira fase dos testes, 4.673 eram crianças, nascidas de 2008 a 2010, e que concorrem a 40 vagas para ingresso na primeira série da Escola Bolshoi. Tão concorrida quanto um curso de medicina, a seleção contou com 116 candidatos por vaga.

Para os testes finais, na sede da Escola Bolshoi, são esperados 780 candidatos (600 meninas e 180 meninos) de 19 estados brasileiros, além de Chile e Argentina. Eles participam da Seleção e almejam a vaga e o título de aluno bolsista do ano de 2020 da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Os candidatos não medem esforços para chegar a Joinville e participar da etapa final. Eles fazem vaquinha, rifas, campanhas na internet, vendem alimentos, pedem ajuda de amigos, familiares, e muitas vezes atravessam o país em busca de um sonho: se tornar bailarino profissional, estudando gratuitamente na única filial do Bolshoi fora da Rússia.

A cada ano que passa, as escolas e até mesmo órgão públicos das regiões que recebem a pré-seleção durante o ano, se mobilizam para que aconteça a participação dos candidatos pré-selecionados na etapa final. Isso se dá pelo resultado do trabalho que a Escola Bolshoi vem realizando, pois além de exportar talentos que dançam nos principais palcos do Brasil e do mundo, os alunos formados na instituição aprendem disciplina e se tornam cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar grandes desafios.

Instalada em Joinville (SC) desde 15 de março de 2000, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil tem transformado vidas de crianças e jovens, já que tem como grande missão a formação de "artistas cidadãos". Os alunos recebem 100% de bolsa de estudo e benefícios que garantem uma formação de excelência. Em quase 20 anos de atuação, 74% dos bailarinos formados na instituição atuam no mercado mundial da dança.

Como é a seleção

A Seleção para novos alunos - vagas 2020 consiste em duas etapas: a médico-fisioterápica quando fisioterapeutas, médicos e professores de educação física analisam postura, estrutura e habilidades físicas, motoras, freqüência cardíaca e respiratória, percentual de massa corpórea e somatotipo, força, musculatura, articulações. A segunda é a artístico-musical e cognitiva quando profissionais da dança, músicos e professores avaliam as habilidades técnicas e artísticas, musicalidade, projeção cênica e também o desempenho intelectual dos candidatos.

Quais são as vagas oferecidas para a Escola Bolshoi Brasil

São disponibilizadas vagas para o curso técnico e básico da instituição.

- 40 vagas para a 1º série (20 vagas turma masculina e 20 vagas turma feminina, nascidos nos anos de 2008, 2009 e 2010), que podem ou não ser preenchidas;

- as vagas para as demais séries, são preenchidas conforme a idade, nível técnico e disponibilidade nas turmas já existentes.

O que os alunos estudam na Escola Bolshoi

Dança Clássica; Prática Cênica; Ginástica Específica; Ginástica Acrobática; Dança Popular Histórica; Educação Musical; Repertório; Dança Brasileira; Dança a Caráter; Dança Contemporânea; Teatro; Piano; História da Arte; Literatura Musical; Dueto; História da Dança e Iniciação a Pesquisa.

Deixe seu comentário:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade