nsc

publicidade

Literatura

Escritores catarinenses estão entre os indicados do Prêmio Portugal Telecom

Sérgio Medeiros e Adriana Lunardi integram lista de 60 pré-selecionados para a disputa do prêmio

31/05/2012 - 12h49

Compartilhe

Por Redação NSC
Natural de Xaxim, Adriana Lunardi concorre ao prêmio com "A Vendendora de Fósforos"
Natural de Xaxim, Adriana Lunardi concorre ao prêmio com "A Vendendora de Fósforos"
(Foto: )

Dois representantes catarinenses estão entre os 60 semifinalistas do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2012, anunciada na última quinta-feira à noite, no Rio de Janeiro. São a romancista Adriana Lunardi e o tradutor, pesquisador, poeta e professor Sérgio Medeiros, também diretor da Editora da UFSC.

O prêmio, que completa 10 anos em 2012, tem pela primeira vez três categorias: Romance, Conto/Crônica e Poesia. Por enquanto, são 20 indicados para cada categoria. Em setembro, os 60 finalistas serão reduzidos a 12. A premiação será realizada em novembro, em data e local ainda não definidos.

Foram inscritos, inicialmente, 502 livros publicados no Brasil em 2011. O vencedor de cada categoria receberá um prêmio de R$ 50 mil, mas somente um dos autores ficará com o Grande Prêmio Portugal Telecom 2012. O livro de Medeiros, sul-mato-grossense radicado em Florianópolis, é Figurantes, e foi lançado ano passado pela editora Iluminuras.

- Fico contente com a indicação, até porque desde o meu primeiro livro existe um diálogo com a Ilha. Figurantes traz um olhar diferente, que não está no cartão postal. É uma Ilha grande com habitantes pequenininhos - diz ele.

Já Adriana Lunardi está entre os indicados para a categoria Romance com A Vendedora de Fósforos, da editora Rocco. Nascida em Xaxim, no Oeste de Santa Catarina, Adriana morou em Santa Maria (RS), Porto Alegre (cidade onde começou a carreira literária), Paris e São Paulo. Atualmente, vive no Rio de Janeiro. A elogiada obra conta as agruras de uma família, os Anjos. Depressão, tentativas de suicídio e outros dramas domésticos são descritos em uma narrativa que se constrói sobre dois temas, a morte e a literatura.

Deixe seu comentário:

publicidade