nsc
dc

Estiagem

Estiagem leva Casan a fazer manobras de registros em três cidades do Oeste de SC

Maravilha, Águas Frias e Nova Erechim já estão com restrições no abastecimento de água em alguns horários

14/09/2019 - 04h15

Compartilhe

Darci
Por Darci Debona
Maravilha está com abastecimento em situação crítica
Captação no rio Jundiá, em Maravilha, teve redução de 40%
(Foto: )

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) está fazendo manobras de registro e restringindo o fornecimento de água em alguns horários nas cidades de Maravilha, Águas Frias e Nova Erechim.

— Estamos com situação crítica nessas cidades. Em Maravilha houve uma redução de 40% na captação do Rio Jundiá e colocamos uma bomba auxiliar para amenizar a situação. Em Nova Erechim reduziu a vazão do Rio Barreiro e, em Águas Frias, há redução na vazão dos poços que abastecem a cidade. Estamos fazendo manobras operacionais para conseguir atender as partes mais altas — explica o superintendente regional de negócios da Casan no Oeste de SC, Daniel Scharf.

Em Maravilha a Casan tem um poço profundo, mas teve de trocar as bombas que apresentaram defeito. A expectativa é de colocar em operação em outubro. Outras cidades do Oeste também estão em situação de alerta, como Chapecó, Bandeirante, Faxinal dos Guedes, Xaxim e Formosa do Sul.

Em Chapecó o reservatório da barragem de Engenho Braun, no Lajeado São José, está 80 centímetros abaixo do vertedouro. A situação não mudou mesmo após a Casan ampliar a captação do Rio Tigre, na barragem Santa Terezinha, em Guatambu. Cerca de 40% dos 560 litros por segundo são captados no município vizinho.

— Em Chapecó poderemos ter problemas se não chover em 10 dias. Praticamente toda a região está em alerta. Por onde a gente passa vê os rios secando. Estamos fazendo campanhas para que a população economize — afirma Scharf.

A região está há três meses e meio com chuva abaixo do normal.

Leia também:

Falta de chuva no Oeste de SC leva agroindústrias a buscar água com caminhões

Estiagem em SC: 14 pontos de monitoramento de rios apresentam situação extrema

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Colunistas