Depois do sucesso de Colegas, filme de Marcelo Galvão, premiado nos principais festivais do Brasil, outra produção – com proposta distinta, mas temática semelhante – chega aos olhos e ouvidos do público: o documentário Meu Olhar Diferente Sobre as Coisas, que estreia hoje, em Florianópolis, é resultado do trabalho coletivo de nove portadores da Síndrome de Down, que juntos assinam o roteiro e a direção do filme, além de serem protagonistas.
Continua depois da publicidade
Produzido em Santa Catarina, o filme tem como foco as conquistas dos portadores da Síndrome de Down, mais precisamente os desejos que a limitação não os impediu de alcançar: ser mãe e fazer natação, por exemplo. Foi na convivência com a própria sobrinha, portadora da síndrome, que Gilca Maria Motta da Silveira encontrou inspiração para dar início ao projeto, há cerca de seis anos.
– Percebi que haviam muitas potencialidades ali e resolvi criar o projeto para que fosse uma ferramenta de socialização e de comunicação entre eles e a sociedade – explica Gilca, responsável pela concepção e pela direção geral do documentário.
Com o tempo, a diretora conheceu outros portadores da síndrome – na farmácia, encontrou um deles trabalhando; no salão de beleza, a cabeleireira falou de uma sobrinha – até reunir o grupo que, durante uma série de oficinas, iria montar o roteiro do documentário.
Continua depois da publicidade
Nos próximos meses, o filme deve circular por instituições de ensino de Santa Catarina e, em breve, estará disponível para download na página da ONG meensina.org, de Florianópolis, dirigida por Gilca.
Agende-se
O quê: estreia do documentário Meu Olhar Diferente Sobre as Coisas
Quando: 3 de abril, quarta-feira, às 19h30min
Onde: Auditório do Cesusc (Rod. SC 401 / Km 10 – Trevo Sto. Antônio de Lisboa, Florianópolis)
Quanto: gratuito