publicidade

Cotidiano
Navegue por

Incêndio em Paris

Estrutura da Catedral Notre-Dame "está a salvo", dizem Bombeiros

Equipes dos Bombeiros da França tentam apagar o fogo em Paris

15/04/2019 - 19h21 - Atualizada em: 15/04/2019 - 23h14

Compartilhe

Por AFP
Incêndio iniciou por volta das 18h50min, no horário local
Incêndio iniciou por volta das 18h50min, no horário local
(Foto: )

Os Bombeiros franceses informaram que a estrutura da Catedral Notre-Dame, em Paris, atingida por um grave incêndio nesta segunda-feira (15), foi salva "em sua totalidade".

— Podemos considerar que a estrutura de Notre-Dame está a salvo e preservada em sua totalidade — disse o chefe dos Bombeiros de Paris, o general Jean-Claude Gallet.

Cerca de 400 bombeiros trabalham no combate ao incêndio. Por volta das 23h (de Brasília), segundo a agência AFP, eles informaram que o fogo "está parcialmente controlado".

As chamas destruíram parte da emblemática catedral, monumento histórico mais visitado da Europa, provocando a queda de sua torre e mergulhando o centro da capital francesa em uma grossa camada de fumaça.

O fogo começou por volta de 18h50min locais (15h50min, de Brasília) e se espalhou rapidamente por toda a estrutura superior do edifício de quase 2.000 anos. Queimou o teto de madeira de mais de cem metros de comprimento, conhecido como "a floresta" — pelo grande número de vigas utilizadas para instalá-lo.

— O fogo perdeu intensidade — disse o secretário do Interior, Laurent Nuñez.

Em entrevista coletiva, o presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que a Notre-Dame será reconstruída.

— O pior foi evitado, mesmo se a batalha ainda não foi completamente vencida — declarou o presidente, visivelmente abalado, afirmando que "as próximas horas serão difíceis".

Mais cedo, o porta-voz da Catedral, André Finot, chegou a dizer que tudo "está sendo devorado pelas chamas".

— Não restará nada da estrutura, que data do século XIX de um lado e do XIII do outro — lamentou.

Obras de arte salvas

A prefeitura de Paris pôs em andamento uma operação para salvar todas as obras de arte. A coroa de espinhos e a túnica de São Luís, duas das relíquias mais importantes, estão resguardadas, segundo o monsenhor Patrick Chauvet, reitor da Catedral.

Restaurar o edifício levará "anos de obras", avaliou o novo presidente da Conferência Episcopal francesa, Eric de Moulins-Beaufort.

À noite, o magnata francês François-Henri Pinault, cuja família é proprietária de um conglomerado de marcas de luxo, anunciou que vai doar 100 milhões de euros para a restauração da catedral, anunciou em um comunicado à AFP.

— Meu pai (François Pinault) e eu decidimos desbloquear (...) uma quantia de 100 milhões de euros para participar da reconstrução completa de Notre-Dame — declarou François-Henri Pinault.

Catedral Notre-Dame
Incêndio começou por volta das 13h50min, horário de Brasília
(Foto: )

A procuradoria de Paris abriu uma investigação para apurar o que teria provocado o incêndio. A apuração judicial será por "destruição involuntária".

A catedral estava em reformas. Na última sexta-feira (12), 16 estátuas de bronze que adornam os telhados da Notre-Dame foram retiradas para restauração.

De acordo com os bombeiros, o incêndio está "potencialmente relacionado" às obras na edificação. A procuradoria diz que a principal linha de investigação é um incêndio acidental que começou no teto da igreja.

França
(Foto: )

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação