nsc
an

Educação

Estudante de Joinville apresenta projeto de lei em Brasília

Aluna do 8º ano da Escola Municipal Abdon Batista, Ana Laura é vereadora mirim e teve projeto selecionado entre 900 proposições

24/10/2019 - 13h46 - Atualizada em: 24/10/2019 - 14h15

Compartilhe

Patrícia
Por Patrícia Della Justina
Ana Laura emplacou um projeto de lei sobre a temática educação
Ana Laura emplacou um projeto de lei sobre a temática educação
(Foto: )

Enviar projetos de lei à Câmara dos Deputados ou redigir moções não parecem ser coisas de crianças, mas esta não é a situação de Ana Laura Carvalho de Paiva. Aos 13 anos, a vereadora mirim emplacou um projeto de lei sobre a temática educação e embarcou nesta quinta-feira (24) a Brasília para defendê-lo no Legislativo Federal.

– Eu acredito que os livros continuam sendo a principal fonte de conhecimento – defende a menina.

A proposta da vereadora mirim é aumentar o tempo de atividade de bibliotecas escolares da rede pública de ensino para que permaneçam abertas em todos os dias da semana, disponíveis a empréstimos de livros e com espaços dedicados à pesquisa e aos estudos. A ideia partiu dela, com indagações em meio à rotina de estudos.

Ana Laura desembarcou hoje em Brasília
Ana Laura desembarcou hoje em Brasília
(Foto: )

– Ela começou a me questionar sobre o porquê de a biblioteca fechar durante o recreio e aos fins de semana. A distância para se locomover à biblioteca pública também a incomodava – conta a mãe dela, Cristilaine.

Nascida em Minas Gerais e filha de professores, Ana Laura sempre viu na literatura um caminho para alcançar a sabedoria. Antes de vir morar em Joinville, há pouco mais de dois anos, ela estudava em uma escola particular na cidade de Timóteo (MG). Ela conta que sentiu o impacto ao se mudar para o município catarinense.

– Ao mesmo tempo em que aqui há mais oportunidades, eu vejo que não tem um incentivo à leitura. Por exemplo, os alunos só podem ir à biblioteca acompanhados pelo professor de português. Isso é um dos fatores que limitam o acesso. Uma das coisas que mais me surpreenderam é a falta de conhecimento de alunos sobre autores, principalmente da literatura brasileira – considera.

Adolescente já sugeriu outros projetos em escola

Antes de representar Joinville, Ana já era referência para quem a conhecia. Ela foi a mais jovem integrante de um grupo de poetas na cidade natal. Em Timóteo, chegou a criar um projeto na escola onde estudava para dar espaço a escritores locais divulgarem as produções nas bibliotecas das instituições.

– Ela é um exemplo aos irmãos de sete e cinco anos que a admiram muito. E ela, enquanto irmã mais velha, assume a responsabilidade de se tornar essa referência. É algo que ela gosta, se expressa e nos surpreende – acrescenta a mãe.

O projeto de Ana Laura foi selecionado por consultores da Câmara dos Deputados entre quase 900 proposições encaminhadas ao Legislativo Federal.

– Por enquanto, eu espero conseguir fazer um bom trabalho lá, apresentar meu projeto e representar Joinville, minha escola e a Câmara de uma forma que dê orgulho a todos – destaca a estudante.

Leia as últimas notícias de Joinville e região.

Conheça o projeto de lei de Ana Laura:

Art. 1º É obrigatório que as bibliotecas escolares da rede pública deverão realizar empréstimos de livros independente dos horários de aula para que o aluno tenha sempre livre acesso ao espaço.

Art. 2º As bibliotecas escolares deverão estar abertas todos os dias letivos, não só para o empréstimo de livros, mas também para utilização do espaço para estudos e realização de trabalhos e pesquisas.

Art. 3º A escola deverá incentivar a comunidade escolar a o desenvolvimento do espaço através de doações e projetos para ampliações do acervo para que os materiais atendam a todos os alunos.

Art. 4º O responsável pelo espaço na escola deverá ser um profissional bibliotecário designado e efetivado por concurso público.

Art. 5º Esta lei entra em vigor um ano após sua aprovação.

Justificativa: O aluno não deve ser privado do espaço de leitura, pois desenvolvendo a autonomia ele buscará de forma livre o conhecimento através dos livros.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Educação

Colunistas