nsc
an

Univille apresenta

Estudantes desenvolvem aplicativos em caminhão high tech no campus

14/02/2020 - 14h56 - Atualizada em: 26/02/2020 - 10h02

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Estudantes desenvolvem aplicativos em caminhão high tech no campus
(Foto: )

Vinte e três estudantes dos cursos de Engenharia de Software e Sistemas de Informação da Univille (Joinville) vão desenvolver suas ideias e projetos no campus universitário em um ambiente criado pela gigante de tecnologia IBM, o HackaTruck MakerSpace (https://hackatruck.com.br/). As atividades vão durar cinco semanas e começaram no dia 03 de fevereiro, no caminhão high tech instalado junto à pista de atletismo da Universidade.

Além de usar tecnologias de Internet das Coisas (IoT) no desenvolvimento de aplicativos, os estudantes vão ter contato com soluções ligadas à Inteligência Artificial (Watson https://www.ibm.com/watson/br-pt/) e poder usar tecnologia de Kubernetes (https://kubernetes.io/pt/) para desenvolver aplicativos com serviços publicados na IBM Cloud.

A estrutura é equipada com quadros interativos, elevador, projetores de imagens, impressoras 3D, cortadora a laser e mesas para o trabalho em equipe. Os participantes, além de participar de palestras recebem material didático e ferramentas digitais para a execução das ideias.

Segundo o professor Paulo Bousfield, coordenador do curso de Engenharia de Software da Univille, a capacitação dos alunos na edição de 2020 será voltada para o desenvolvimento de aplicações para iPhone utilizando a linguagem Swift (https://www.apple.com/br/swift/).

Criação de aplicativos

Os estudantes elaboraram projetos de aplicativos em diferentes áreas. Um exemplo é o trabalho da acadêmica de Engenharia de Software da Univille Danieli Fabiani Garcia, que criou na edição de 2018 do caminhão high tech da IBM, junto com seu grupo, um amigo virtual para crianças. “O aplicativo possui três funcionalidades: conversação, brincar e aprender. Ajuda a criança a descobrir sobre diversos assuntos enquanto interage com o aplicativo”, explicou Danieli.

Ana Carolina Knop, também estudante de Engenharia de Software, disse que o projeto HackaTruck MakerSpace contribuiu muito para que a equipe pudesse conhecimento e experiência. “Eu nunca trabalhei na área, e o HackaTruck me incentivou a criar meu próprio app e a descobrir o que eu quero para o meu futuro”, completou.

O caminhão da IBM gira pelo País com o objetivo de aprimorar acadêmicos, já capacitou mais de 3 mil universitários gratuitamente e neste ano estreia o roteiro pelo Brasil em Joinville. O dia da abertura, 03 de fevereiro, marcou a inauguração da sua nova identidade visual.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Especiais Publicitários

Colunistas