nsc
dc

publicidade

Multisaúde apresenta

Etiqueta da gripe: o que fazer para evitar a contaminação de outras pessoas 

Lavar as mãos por mais de 30 segundos, avisar colegas e ter cuidado ao tossir e espirrar fazem parte o manual de regras para evitar a transmissão do vírus 

16/09/2019 - 17h32 - Atualizada em: 25/09/2019 - 15h21

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Etiqueta da gripe: o que fazer para evitar a contaminação de outras pessoas
(Foto: )

O vírus da gripe é extremamente contagioso e, como ninguém quer ver familiares, amigos ou colegas de trabalho doentes, é preciso conhecer algumas regras de convivência que ajudam a diminuir a transmissão da doença para outras pessoas.

Além de cuidar da própria saúde, é importante se preocupar também com o ambiente ao seu redor. A maioria das pessoas consegue combater um quadro gripal facilmente, em cerca de uma semana. Porém, quando os sintomas tardam a desaparecer, a gripe pode gerar complicações e, em alguns casos, até ser fatal, especialmente para o grupo de risco, que inclui mulheres grávidas, idosos e crianças.

Uma pessoa se torna infecciosa antes mesmo dos primeiros sintomas aparecerem, mas é quando a doença está no seu pico, ou seja, quando existe febre alta e forte mal estar que o vírus tende a se dissipar com mais intensidade.

A transmissão ocorre por gotículas expelidas pela tosse ou pelos espirros, que entram em contato com as vias respiratórias de uma pessoa saudável. O contágio também pode ser pelo contato com superfícies como mesas, cadeiras, maçanetas e corrimões contaminados. Por isso, é fundamental sempre lavar as mãos e ter cuidado ao encostar nos olhos, boca e nariz.

Para colaborar com a saúde de quem convive com você, confira seis regras de etiqueta para diminuir a transmissão do vírus da gripe.

1 - Mantenha distância

É muito fácil transmitir o vírus em ambientes pequenos ou fechados, principalmente no inverno, quando portas e janelas costumam não estar abertas, o que diminui a circulação de ar. Evite o contato com colegas de trabalho durante o quadro gripal, procure não dividir quarto com outros familiares e avise as pessoas que você está doente.

2 - Fique em casa

Se você está doente, não vá trabalhar. O mesmo é recomendado a crianças: é melhor não deixar que elas frequentem a escola enquanto estiverem gripadas. É importante lembrar que uma pessoa pode continuar transmitindo o vírus até cinco dias após o fim dos sintomas.

3 - Cubra a boca e o nariz ao tossir e espirrar

Sempre use um lenço descartável para cobrir a boca e o nariz e evitar que secreções se espalhem. Um regra básica e efetiva é utilizar a parte interna do cotovelo para cobrir o espirro. Assim, você também evita que germes fiquem em suas mãos, o que poderia potencializar a contaminação de outras superfícies e, consequentemente, o contágio.

4 - Lave as mãos

Essa é a melhor forma de evitar a transmissão da gripe. Ensine as crianças a lavarem as mãos com frequência e a usarem água morna e sabonete. É preciso que seja uma limpeza profunda e que dure mais de alguns segundos. Caso contrário, não será suficiente para eliminar todos os vírus.

5 - Passo a passo para lavar as mãos em um banheiro público

1 - Deixe água correr em abundância;

2 - Pegue uma toalha de papel e deixe embaixo dos braços;

3 - Coloque sabonete nas mãos;

4 - Lave as mãos por no mínimo 30 segundos;

5 - Enxágue completamente;

6 - Use o papel toalha para fechar a torneira e seque as mãos no secador a ar. Caso não haja um secador a ar, use o mesmo papel toalha para pegar mais folhas;

7 - Separe uma folha para abrir a porta ao sair.

6 - Tenha bons hábitos de saúde

Durma bem, coma de maneira balanceada, administre o estresse, faça exercícios no mínimo cinco vezes por semana e escolha medicamentos corretos para combater os sintomas da gripe. Essas ações ajudam a aliviar os sintomas e reforçam a imunidade, fazendo com que o corpo se recupere mais rápido.

Para conhecer mais sobre saúde e prevenção da gripe, confira o canal Multisaúde do NSC Total.

(Foto: )

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Especiais Publicitários

publicidade

Colunistas

    publicidade

    publicidade

    publicidade