nsc
dc

Nerds e empreendedores

Eventos e negócios impulsionam cultura geek em Florianópolis

Neste fim de semana ocorre a segunda edição da Gamercom, na Capital, e são esperados até 10 mil pessoas

10/06/2016 - 03h18 - Atualizada em: 10/06/2016 - 08h47

Compartilhe

Por Redação NSC
Florianópolis foi reconhecida pela Amazon como cidade mais nerd do país
Florianópolis foi reconhecida pela Amazon como cidade mais nerd do país
(Foto: )

Se você ainda não assistiu Capitão América: Guerra Civil, nunca ouviu falar de Dungeons & Dragons, não faz ideia de quem é Lara Croft e nunca entendeu a diferença entre Star Wars e Star Trek, provavelmente não é um geek (o nerd da atualidade). De uma maneira simples, ambos curtem tecnologia, games, filmes, séries e super-heróis. Estereótipos à parte, os adeptos dos títulos encontram em Santa Catarina opções de entretenimento e até oportunidades de negócios. Uma delas acontece neste fim de semana em Florianópolis com a segunda edição da Gamercom, um dos principais eventos de games do Sul do país.

Gamercom deve reunir até 10 mil pessoas em Florianópolis neste fim de semana

— Temos um público gamer muito forte aqui na região. Tem uma correlação direta com Florianópolis ser uma cidade polo de tecnologia e polo estudantil, que são entusiastas de tecnologia e de games — afirma Diego Oliveira, um dos criadores do evento.

O diretor da Vertical Games da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia, Dennis Kerr Coelho, conta que ele mesmo começou como jogador e ainda na adolescência procurou aprender sobre programação para depois atuar no desenvolvimento de games.

Mas para ele, apesar de Florianópolis ser um dos maiores polos desenvolvedores de games do país, um dos fatores que mais influencia é o acesso aos jogos. Por exemplo, o videogame é um dos produtos com maior incidência de impostos no país. Do preço do PlayStation, 72% é referente a taxas.

— O Brasil é notoriamente um país de jogadores e SC é um Estado de gamers pelo poder aquisitivo — defende.

Mas ser um geek está longe se ser apenas um aficionado por jogos. Uma pesquisa de 2013 estudou 2,6 milhões de tuítes e verificou que a palavra está muito relacionada à cultura pop. Por isso, alguns preferem definir o geek como mais sociável que o nerd e até mais descolado.

Ray de Aguiar, 28 anos, é um nerd assumido. Para ele, o termo geek está mais relacionado a um nerd ligado em um único assunto:

— Hoje em dia ser considerado nerd é até cool, nunca foi tão bom ser nerd. Um pouco de "nerdice" todo mundo tem — brinca o morador de Florianópolis.

O ator e professor de inglês curte desenhos animados e super-heróis desde pequeno e hoje o hobby está se transformando em negócio. Ele faz parte da equipe do canal de Youtube Nerd News e também criou seu próprio canal, o Canal do Ray, que inclui redublagem de cenas de desenhos animados e o quadro Nerd Repórter.

Pub geek inaugura em Florianópolis

Os idealizadores do Bits Pub, Marianne e André
Os idealizadores do Bits Pub, Marianne e André
(Foto: )

Ao chegar no pub, um episódio de Game of Thrones ou o filme Laranja Mecânica pode estar passando na televisão. O cliente pode pedir um hambúrguer Darth Veggie acompanhado de um drinque Kryptonite e jogos de videogame antigos ou ainda trazer o próprio jogo de tabuleiro. Personagens do Super Mario Bros enfeitam as paredes, assim como um quadro de lego. Esse é o cenário ao chegar no Bits Pub, um bar geek inaugurado há um mês e meio em Florianópolis.

Teste: descubra se você é um geek

— Tivemos a ideia porque ainda não tinha um bar como esse em Florianópolis e também pelo ranking da Amazon que colocou a cidade como a terceira mais nerd do país — diz André Marcheto, 27 anos.

Neste ano, a Capital subiu de posição e liderou o ranking. De olho neste mercado em ascensão, André e a namorada, Marianne Kreusch, 24, resolveram investir no segmento. Ele formado em Sistemas de Informação e ela em Biologia, têm em comum o gosto pelo mundo geek. Ela é mais fã de seriados, ele de games, os dois começaram a curtir essas coisas quando crianças por influência de pais e irmãos.

— Antigamente era uma vergonha falar que era nerd, agora como geek as pessoas assumem. Tem bastante interesse, tem pessoas mais velhas que vêm para matar a saudade de jogos mais antigos e tem aqueles que trazem até os filhos — conta Marianne.

De onde surgiu

A palavra geek foi registrada pela primeira vez em 1916. O termo era usado para descrever atrações bizarras de circo, como artistas que comiam animais vivos. A origem vem da palavra alemã "geck", usada para falar que alguém é bobo ou maluco.

PARA FICAR POR DENTRO:

Alguns games em alta

Overwatch - Jogo de tiro em primeira pessoa baseado em equipes. Possibilidade de escolha entre 21 heróis e dá para trocar quando quiser para alterar o rumo da batalha.

Overwatch
Overwatch
(Foto: )

Uncharted 4 - O aposentado caçador de tesouros, Nathan Drake, é forçado a voltar para o mundo dos ladrões. Agora com sua vida pessoal em jogo, Drake embarca em uma jornada pelo mundo em busca de uma conspiração histórica por trás de um famoso tesouro pirata.

(Foto: )

Dark Souls 3 - Continuidade à já clássica série, jogadores irão se perder na renomada e gratificante jogabilidade e nos gráficos imersivos. Com a iluminação dinâmica e os efeitos de partículas, os jogadores mergulharão em um fantástico e obscuro mundo em ruínas.

(Foto: )

The Division - Uma devastadora pandemia varre Nova York e, um por um, os serviços básicos param de funcionar. Em poucos dias, sem comida ou água, a sociedade entra em colapso e tudo fica um caos. The Division, uma unidade autônoma de agentes táticos, é ativada para evitar o fim da sociedade.

(Foto: )

Próximos filmes nerds

Warcraft (em cartaz) - Azeroth está à beira da guerra quando sua civilização, composta por homens, enfrenta uma raça invasora: Orcs guerreiros, que abandonaram seu lar em ruínas através de um portal entre os dois mundos. De um lado está Lothar, que luta para manter a salvo o povo de Azeroth e do outro Durotan, nobre chefe guerreiro, que batalha para salvar seu povo e sua família da extinção.

(Foto: )

Esquadrão Suicida (agosto) - Um time dos super vilões mais perigosos tem a missão para derrotar uma entidade enigmática e insuperável que a agente governamental Amanda Waller (Viola Davis) decidiu que só pode ser vencida por indivíduos desprezíveis e com nada a perder.

(Foto: )

Doutor Estranho (novembro) - Um cirurgião desfigurado ganha uma nova chance em sua vida quando um feiticeiro o treina para se tornar o Mago Supremo.

(Foto: )

Rogue One (dezembro) - No primeiro filme derivado da franquia Star Wars, guerreiros rebeldes partem em missão para roubar os planos da Estrela da Morte e trazer nova esperança para a galáxia.

(Foto: )

**Fonte: Adorocinema, Saraiva e Marcelo Nunes do canal de Youtube NerdNews

Teste: Você é um geek?

Leia as últimas notícias do Diário Catarinense

Colunistas