nsc

publicidade

Vai virar filme!

Ex-gordinha emagreceu 30kg, virou miss, e agora sua história vai virar filme

Conheça a história de superação da palhocense Siluandra Scheffer

06/06/2013 - 06h49 - Atualizada em: 24/07/2019 - 17h34

Compartilhe

Por Redação NSC
Siluandra agora dá palestras sobre superação
Siluandra agora dá palestras sobre superação
(Foto: )

- Aos 17 anos fui demitida e humilhada por ser gorda - relata a empresária Siluandra Scheffer.

Mas o triste episódio de sua vida, que ela faz questão de não esquecer, foi também um momento de decisão.

- Cheguei em casa e falei para minha mãe que iria mudar, e nunca mais iria permitir que rissem de mim - conta.

A jovem pobre de família humilde, resolveu dar a volta por cima. Emagreceu 30 quilos, foi miss por três vezes e escreveu um livro contando sua história, o Diário de uma Ex-gordinha. Sua história de superação não para por aí. Em janeiro deste ano, ela assinou contrato com a produtora do Márcio Garcia, e o livro vai ser adaptado para o cinema.

Quem vê Siluandra exalando autoconfiança em suas palestras, nem imagina o longo que caminho que ela percorreu para chegar aonde está hoje.

_ O emagrecimento foi só uma parte do processo, o mais importante foi eu conseguir perceber que era capaz. De todos os nãos que recebi, consegui ter força de vontade para buscar meus objetivos e mudar as situações _ diz.

Quando resolveu que queria perder peso, Siluandra ainda era muito pobre, e não possuía recursos para pagar academias ou profissionais de saúde para ajudá-la, e fez tudo por conta própria. Começou a andar de bicicleta e fazer caminhadas, cortou pela metade a quantidade de alimentos que ingeria e fez dieta da sopa. Ela conta que não foi nada fácil na época.

- Minha família era muito pobre, eu não tinha nem muita informação a respeito de dieta, alimentos saudáveis, mas minha mãe me ajudou muito. Ela fazia a sopa com os poucos legumes que tinha em casa, e eu comia antes de todos para não ficar com vontade - lembra.

No Bairro Ponte de Imaruim, onde morava, ficou conhecida como a garota da bicicleta. Ela recorda que ia todos os dias de Palhoça para São José sobre as duas rodas, e quando ia de ônibus saltava pontos antes para ir caminhando. Com esta estratégia, conseguiu eliminar 8 quilos no primeiro ano.

Sonho de ser miss

Com os quilos a menos na balança, Siluandra passou a ficar mais confiante, e foi atrás de realizar um antigo sonho: ser miss. Ela conta que uma das lembranças de sua infância era assistir escondida dos pais o concurso aos domingos, com o apresentador Silvio Santos, e sonhava em algum dia participar.

_ Eu achava aquilo um outro mundo, era tudo tão bonito, glamuroso, distante da realidade que eu vivia _ relembra.

Na casa da família, vaidade era assunto proibido. Como o dinheiro era contado, o pai não admitia gastos com produtos de beleza, sapatos, ou qualquer coisa do gênero. Siluandra economizava o pouco que ganhava como vendedora e conseguiu arrumar os dentes, e cuidar mais da aparência.

Ela conta que sempre tentava participar, mas o coordenador nunca deixava, falando que ela não tinha a altura necessária (1,70) e ainda precisava emagrecer. Depois de perder mais 22 quilos, Siluandra finalmente foi aceita como concorrente no Miss Palhoça 2000.

O tal coordenador é Caio Cavichiolli, que lembra muito bem de Siluandra.

_ Ela me venceu no cansaço. Em quase todos os concursos que eu fazia estava ela lá, sempre atrás de mim. No de Palhoça, ela entrou porque de última hora descobrimos que uma candidata era casada _ lembra.

No dia do concurso, Siluadra pegou o sapato maior que o pé emprestado de uma amiga, o vestido de outra, fez o cabelo fiado e chegou de ônibus no Clube 7 de Setembro. Quando entrou na passarela, ninguém conseguia acreditar no que via. _ A garota simplesmente incorporou o espírito de miss. Desfilou muito bem, e acabou conquistando o título _ lembra Caio.

Siluandra explica que de tanto assistir aos concursos, já tinha decorado a postura das vencedoras, e naquele dia imitou o jeito delas.

- Não tinha ninguém da minha família me assistindo, e eu nem tinha como ir embora depois, mas eu queria tanto aquilo, que não me importei. Foi a realização de um sonho - conta.

Dois anos depois conquistou novamente o título em Palhoça e no ano seguinte em Indaial, no Vale do Itajaí.

Mudança para o Rio de Janeiro

Com 23 anos Siluandra viveu um novo conto de fadas. Antes um patinho feio que mal era notada pelos homens, ela se casou e foi morar no Rio de Janeiro. Foi na cidade que começou a frequentar academia, e passou a se dedicar cada vez mais a ter uma vida saudável. Ao contar sua história para os amigos, muitos diziam que ela deveria escrever um livro. Assim nasceu o Diário de uma Ex-Gordinha.

Hoje, com 34 anos, 59 quilos e muito bem resolvida com seu corpo e mente, Siluandra trabalha prestando consultorias para emagrecimento e dando palestras. O casamento acabou, mas resolveu ficar no Rio de Janeiro pelas oportunidades. Ao se olhar no espelho, Siluandra se sente orgulhosa, mas mais do que do manequim 38, da nova vida que conseguiu conquistar.

- Nunca imaginei que minha história seria contada no cinema - fala.

O filme ainda não começou a ser gravado, e quem vai interpretar seu papel é segredo, mas Siluandra dá uma pista.

- É uma atriz muito parecida comigo, e ela vai ter que engordar - finaliza.

Fontes: Siluandra Schaffer, nutricionista Mariana Póvoas, e psicóloga Aimorá Laus Veras. ??

Contar com ajuda profissional facilita o emagrecimento

Assim como Siluandra, milhares de pessoas gostariam de emagrecer e ter uma vida mais saudável. Siluandra levou cerca de 4 anos para perder 30 quilos, um tempo que ela mesma considera longo, e ela atribui isso a falta de informação e ajuda no processo.

A nutricionista Mariana Póvoas não aconselha as pessoas a fazerem dieta por conta própria, pois cada corpo tem um metabolismo diferente, e o que funciona para um pode não servir para outro.

- Hoje em dia existe muita informação na internet, mas é preciso tomar cuidado, principalmente com as dietas da moda, que costumam funcionar por um tempo, mas depois a pessoa volta a engordar - alerta.

Ela explica que para conseguir emagrecer de maneira saudável e de forma definitiva, é preciso juntar uma alimentação adequada com a prática de exercícios físicos, dentro da realidade de cada pessoa.

- Não adianta querer perder 10 quilos em uma semana, pois quando se perde peso muito rápido, o que vai é massa magra, e volta muito rápido. O importante é perder massa gorda, e ter o corpo funcionando em equilíbrio

Em sua trajetória, a ex-gordinha Siluandra conta que muitas vezes teve vontade desistir, passou por tentações, e sofreu, até entender que precisava ter mais consciência do que comia e dos seus objetivos. Para auxiliar nestes casos, também existem psicólogos especializados em obesidade.

A psicóloga Aimorá Laus Veras coordena grupos de emagrecimento, e utiliza métodos para ajudar os pacientes a terem força de vontade e conseguir se controlar diante das tentações alimentares.

- No geral as pessoas comem demais, e depois sentem culpa. Quando existe consciência, a pessoa consegue pensar antes de comer - diz.

Nos grupos, nós vamos detalhando, e criando métodos para o alimento não ser uma válvula de escape, e também desenvolvendo motivação para não desistir no meio do processo, e sim criar uma mudança de comportamento.

Confira dicas para emagrecer

- Não viva no modo automático, ou seja, perceba o que coloca no prato, tenha consciência quando for sentar na mesa.

- Não inicie uma dieta radical, é bom começar aos poucos, com o radicalismo fica difícil de manter

- Procure ajuda profissional

- Peça ajuda da família e dos amigos, fale que quer emagrecer e não tenha medo das críticas. Tenha uma atitude positiva e não desanime diante dos nãos e dificuldades.

- Comemore cada vitória, mas sem perder o foco

- Procure uma atividade que você gosta, e vá a luta!

Deixe seu comentário:

publicidade