nsc
santa

Atendimento

Exames do SUS serão agendados nos postos de saúde em Blumenau

Unidades marcarão testes e avisarão pacientes 

17/08/2017 - 07h22

Compartilhe

Por Redação NSC

Usuários do SUS em Blumenau já sentiram uma diferença no último mês quando precisaram marcar exames em laboratórios. Agendamentos que antes eram feitos diretamente com os estabelecimentos credenciados, agora estão passando pela Secretaria de Promoção da Saúde. Os próprios postos, Ambulatórios Gerais e a Policlínica estão responsáveis por marcar os exames e comunicar os pacientes com o nome do laboratório, endereço e data do agendamento. Caso não consiga comparecer na hora marcada, o paciente tem cinco dias úteis para remarcar, se não precisará passar novamente pela unidade.

– A secretaria vai usar uma ferramenta chamada Sisreg (Sistema Nacional de Regulação), então os agendamentos serão feitos por eles e nós vamos somente coletar o material nas datas marcadas – explica Lúcio Flavio Simões, médico de um dos laboratórios credenciados.

No ano passado, Blumenau registrou mais de 1,5 milhão de exames laboratoriais feitos pelo SUS. Com a mudança, a secretaria será responsável por organizar a demanda de exames.

– Para poder garantir o acesso para toda a população, nós precisamos regular. Os pacientes saíam da unidade de saúde com o pedido de exame feito pelo médico, mas nem sempre tinham o acesso garantido, pois dependendo do laboratório em que ele ia, o local comunicava ao paciente que o contrato já havia encerrado naquele mês e ele só poderia ser atendido depois de dois ou três meses. Sendo que nós tínhamos outros laboratórios que poderiam atender no dia seguinte – explica secretária Maria Regina de Souza Soar.

Durante este mês, os pacientes que ainda tiverem requisições anteriores podem ir ao laboratório normalmente. A partir de setembro todos os agendamentos já serão feitos pelo novo formato. Blumenau tem contrato com oito laboratórios prestadores de serviço.

*Com informações da repórter Vanessa Moltini, da NSC TV

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

Colunistas