publicidade

Ensino superior

"Exige dedicação total", diz estudante aprovado em 1º lugar no vestibular da UFSC

Vítor Aléssio, de 19 anos, vai estudar medicina no campus de Araranguá, no Sul de Santa Catarina

19/07/2019 - 18h55 - Atualizada em: 19/07/2019 - 19h47

Compartilhe

Por Samuel Nunes
Jovem diz que gostava de números, mas se apaixonou pela medicina depois de pesquisar mais sobre a profissão
Jovem diz que gostava de números, mas se apaixonou pela medicina depois de pesquisar mais sobre a profissão
(Foto: )

Talvez seja preciso passar a noite desta sexta-feira (19) para que o estudante Vítor Aléssio, de 19 anos, consiga compreender o tamanho da conquista ao ser aprovado no vestibular de inverno da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O rapaz, que irá estudar medicina, no campus de Araranguá, foi o 1º colocado na classificação geral, cujos resultados foram divulgados durante a tarde.

Segundo o jovem, essa foi a terceira vez que tentou uma vaga na UFSC para o curso de medicina. Nas duas primeiras, segundo ele, houve menos dedicação. Dessa vez, a rotina incluía as aulas no cursinho preparatório durante a manhã e sessões de estudos diárias, das 14h às 21h.

— O que faltou em mim é que eu não tinha noção do que era passar em medicina. Eu achava que só dando uma olhada na matéria ou estudando dia sim, dia não, eu conseguiria passar. Depois de tentar e ser reprovado, eu percebi que é muito mais difícil que isso. Exige dedicação total e integral.

O jovem conta que o desejo por estudar medicina é recente, começou quando ele estava no último ano do ensino médio. Até então, imaginava que seguiria outra carreira.

— Medicina foi algo que foi bem de última hora. Eu sempre gostei de números, matemática. Só que no terceirão eu comecei a pesquisar sobre medicina e eu gostei, vi que era isso que eu queria fazer da minha vida — conta o jovem, que diz ter vários médicos na família.

Vítor, que é de Criciúma, no Sul do Estado, estava no prédio da Reitoria da UFSC. Os 10 primeiros colocados receberam um certificado e uma lembrança da universidade. Todos foram aprovados para o mesmo curso e vão estudar juntos a partir de agosto, em Araranguá.

Deixe seu comentário:

publicidade