Uma bomba plantada pelos talibãs no oeste do Afeganistão matou 12 mulheres, quatro crianças e um homem que viajavam em um furgão, informou o porta-voz da polícia da província de Herat, dizendo que pelo menos sete outros passageiros ficaram feridos.

Continua depois da publicidade

Sher Agha, o chefe da polícia do distrito de Obe, na província de Herat, disse que o veículo passou por uma mina plantada pelo Talibã enquanto ia de Obe para uma vila próxima.

Também nesta terça-feira, um soldado afegão matou um militar eslovaco, no mais recente “ataque interno” com o objetivo de abalar os esforços da Otan e do exército afegão de trabalharem juntos para derrotar a rebelião talibã.

O tiroteio ocorreu na parte externa do aeródromo de Kandahar, uma das maiores bases militares no sul do Afeganistão e foco do conflito de 12 anos com os rebeldes islâmicos, disse um oficial afegão sênior à AFP.

A Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) da OTAN disse em um comunicado que um “membro morreu em serviço quando um indivíduo vestido com o uniforme da Força de Segurança Nacional do Afeganistão disparou contra integrantes da ISAF”.

Continua depois da publicidade

Autoridades ocidentais em Cabul confirmaram que a vítima era eslovaca.

Talibãs afegãos fecham temporariamente escritório em Doha

Os rebeldes talibãs fecharam temporariamente seu escritório político que havia estabelecido em Doha, no mês de junho, para tentar discutir uma solução política para o conflito afegão, informou nesta terça-feira um alto dirigente insurgente que não quis ser identificado.

– Nem os americanos, nem o governo de Cabul, nem as partes envolvidas têm sido honestas com a gente – afirmou o dirigente no Paquistão, onde os talibãs afegãos possuem uma ampla rede de apoio.

Destaques do NSC Total