Uma explosão solar gerou problemas em relação às comunicações de rádio com aviões nesta semana, de acordo com a Agência Espacial Americana (Nasa). O fenômeno liberou grande quantidade de energia de radiação e é considerada a maior explosão deste tipo desde 10 de setembro de 2017.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A Nasa informou sobre o evento nessa quinta-feira (14/12), mas ele ocorreu entre o dia 8 e 9. Segundo o Centro de Previsão do Clima Espacial (SWPC), a explosão gerou blecautes de rádio de alta frequência na Terra.

SC exporta 2º maior valor da história em 2023, mas futuro da economia gera insegurança

Continua depois da publicidade

O Sol tem passado pelo o que os cientistas chamam de Ciclo Solar. Em 2024, uma tempestade solar deve gerar problemas no planeta, como queda de internet e equipamentos de comunicação.

A explosão divulgada nessa quinta é classificada pelo SWPC como “um dos maiores eventos de radiação solar já registrados”.

Tempestade solar de 2024

O mundo se prepara para uma enorme tempestade solar que pode atingir o planeta em 2024 e gerar um verdadeiro “apocalipse da internet”. É o que revelou o professor Peter Becker, da Universidade George Mason (Virgínia, EUA), no início de novembro deste ano.

Continua depois da publicidade

Conforme observações do estudioso, essa atividade solar de grande magnitude pode prejudicar a tecnologia mundial, incluindo a rede elétrica, sistema de navegação como GPS, satélites e equipamentos de comunicação. Os danos a esses sistemas podem não ser reparados por meses e a humanidade sofrerá um “apagão” da internet.

De acordo Becker, a “internet atingiu a maioridade numa época em que o sol estava relativamente calmo e, agora, está entrando numa época mais ativa”. Isso quer dizer que o ser humano ainda não conhece os impactos de uma tempestade solar em dispositivos tecnológicos mais recentes.

Segundo o cientista, esta é a primeira vez na história que houve uma convergência entre o aumento da atividade solar com a dependência da internet pelo ser humano.

Continua depois da publicidade

Leia mais no Metrópoles, parceiro do NSC Total.

Leia também

Deputado ucraniano explode granadas em prefeitura e deixa um morto e 26 feridos

Prefeitura de São José terá concurso para Guarda Municipal após 15 anos; veja salário e inscrições

Destaques do NSC Total