publicidade

Negócios

Expogestão 2019 é lançada oficialmente em Joinville 

Abertura do evento de atualização em gestão reuniu autoridades municipais e estaduais na Expoville na tarde desta terça-feira 

14/05/2019 - 15h32 - Atualizada em: 14/05/2019 - 17h46

Compartilhe

Luan
Por Luan Martendal
Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, na abertura da Expogestão
(Foto: )

A Expogestão 2019 foi aberta oficialmente às 15 horas desta terça-feira (14) no Complexo Expoville, em Joinville. O Congresso Nacional de Atualização em Gestão chega a sua 17ª edição, consolidado como um dos maiores encontros empresariais do País. Neste ano o evento traz ao centro do palco principal nomes nacionais e internacionais para compartilhar ideias e reflexões sobre a atualidade e o futuro do mundo corporativo.

Estarão no centro das provocações, temas como ética, governança corporativa, estratégia, cultura de gestão e liderança, inovação disruptiva, computação quântica, cirbersegurança, inteligência artificial, design, consumo, economia e empreendedorismo.

O evento foi aberto com a execução do Hino Nacional Brasileiro, guiado pelo quinteto de sopro de professores do Instituto Core de Música. Na sequência, foram chamados à compor a mesa solene os afintriões do evento: João Martinelli, presidente da Acij; Jonny Zulauf, presidente da Facisc; e Sadi Goulart, presidente do Núcleo de Jovens Empreendedores da Acij.

Também subiram ao palco as seguintes autoridades: Carlos Moisés da Silva, governador de Santa Catarina; Udo Döhler, prefeito de Joinville; Fernando Krelling, representando a Alesc; Claudio Aragão, presidente da Câmara de Vereadores de Joinville; Mário Cesar de Aguiar, presidente da Fiesc; Carlos Henrique Ramos, superintendente do Sebrae-SC; Alexandre Wiggers, presidente da comissão organizadora da Expogestão; e Alonso José Torres, diretor presidente da Expogestão.

Em suas falas os convidados destacaram a importância do congresso em gerar insights para que as lideranças corporativas debatam e construam reflexões em torno de questões importantes para o País, como educação, empreendedorismo, transformações tecnológicas, reformas (previdenciária e tributária) e inovação.

- Olhando para um cenário onde nós temos as duas reformas que o Brasil precisa aprovadas, com certeza teremos um ritmo de crescimento no nosso país muito diferente do que experimentamos nos últimos anos. Mas isso não significa vida fácil, com a competitividade vem o aumento do nível de concorrência e por isso que nós devemos estar preparados para esse momento. E estar preparado não é um luxo, mas uma necessidade. Então a expogestão está pronta para ajudá-los nessa jornada de desenvolvimento - discursou, Alexandre Wiggers.

- Se sairmos daqui no que eu chamo de "modo de reflexão", tenho certeza de que valeu a pena (a Expogestão) - concluiu.

Sobre o evento, o governador catarinense, Carlos Moisés, destacou que a Expogestão tem tudo a ver com o desenvolvimento e com aquilo que o Estado se propôs a fazer nessa gestão.

Prefeito Udo Döhler na abertura da Expogestão
Prefeito Udo Döhler na abertura da Expogestão
(Foto: )

— Por isso a Expogestão tem essa importância e deve continuar trazendo inovação e inspirando aos jovens que ainda não empreenderam e trazendo reflexão para aqueles que estão na estada há mais tempo. Dentro do que se propõe o Estado de Santa Catarina, nós falamos muito em inovação e uma gestão voltada para a tecnologia para a resolução dos problemas. O governo não deve ser bom para quem governa, mas sim para quem é usuário do serviço para o qual o Estado se propõe a entregar ao cidadão -afirmou Moisés.

Em meio as falas, houve ainda a exposição de uma ideia do presidente da Associação Empresarial de Joinville, João Martinelli de incentivo ao investimento em educação aliada à inovação.

- O centro da inovação é a pessoa humana, é o ser humano que inova. Então queria fazer um desafio ao Alonso (presidente da Expogestão) e Marcelo Hack (do Perini Business Park/Ágora Tech Park), que, talvez uma forma de perenizar a Expogestão é criar a ''Escola Expogestão de Negócios'', e também a "Escola Ágora de Inovação" para que os talentos joinvilenses permaneçam e invistam em Joinville - idealiza.

Além do Congresso, a Expogestão contempla ate quinta-feira (16) mais de 50 workshops gratuitos à comunidade, além de promover rodadas de negócios, possibilitar a conexão entre industrias e startups, e expor produtos e serviços de mais de 40 entidades e empresas parceiras do congresso na Feira de Relacionamentos e Negócios.

Primeira lição

Logo após o encerramento da cerimônia oficial de abertura, a Expogestão apresenta a palestra magna de Oscar Motomura sob o tema 'Liderança para um futuro incerto'. Motomura é CEO do Grupo Amana-Key, presidente do Comitê de Jurados do Prêmio UNESCO - Japão para projetos de educação em desenvolvimento sustentável, e co-chairman do Conselho Internacional da "Carta da Terra em Ação", movimento que busca o bem comum planetário.

Oscar Motomura palestra sobre liderança do futuro
Oscar Motomura palestra sobre liderança do futuro
(Foto: )

Em sua palestra, Motomura vem para deixar lições e inspirações de vida e propõe ainda reflexões sobre o líder do futuro, suas necessidades e implicações diante das constantes transformações no mundo corporativo. Na bagagem ele traz a história dele mesmo, que começou como office boy aos 16 anos e depois de dez anos, como conseguiu fundar a Amana-Key, empresa que se tornou referência no País em educação executiva e consultoria em gestão.

Hoje, a empresa fundada pelo palestrante tem seu hall de clients corporações como Fiat Chrysler, Magazine Luiza, Johnson & Johnson, O Boticário, Embraer e Banco do Brasil.

Deixe seu comentário:

publicidade