nsc
an

Negócios

Expogestão começa nesta terça-feira com mais de 50 opções de workshops gratuitos em Joinville 

Gestores e especialistas renomados no Brasil e no mundo apresentam até quinta-feira suas visões, experiências e cases de sucesso em diversas frentes essenciais à gestão empresarial

13/05/2019 - 16h02

Compartilhe

Luan
Por Luan Martendal
(Foto: )

Três dias para aprender, interagir, inovar e conhecer as principais tendências do mundo corporativo. O prazo e as possibilidades acima passam a contar a partir das 14 horas desta terça-feira, quando começa a maratona de palestras, painéis e workshops da Expogestão 2019, na Expoville, em Joinville. Considerado um dos maiores encontros de negócios do País, o Congresso Nacional de Atualização em Gestão e Feira de Produtos e Serviços e Soluções Empresariais chega a sua 17ª edição pronto para compartilhar com o público histórias e ideias inspiradoras.

Gestores e especialistas renomados no Brasil e no mundo apresentam até quinta-feira suas visões, experiências e cases de sucesso em diversas frentes essenciais à gestão empresarial. As lições serão diversas e envolvem temáticas como Liderança; Ética; Governança Corporativa; Inteligência Artificial; Cibersegurança e Inovação Disruptiva.

A força dos temas e dos nomes dos palestrantes renova, ano após ano, a confiança de um público cada vez mais fiel. Assim como no ano passado, são esperadas cerca de seis mil pessoas de 125 cidades diferentes no congresso e nas intervenções paralelas da Expogestão. Muito dessa atenção resulta do estreitamento das relações do evento com a comunidade, principalmente com a oferta de mais de 50 opções de workshops gratuitos.

— Em 17 anos a cidade abraçou o evento e isso mostra a importância do nosso papel em trazer para reflexão temas relevantes para as empresas e os executivos da região. Esse é o charme da Expogestão, de navegar desde um tema extremamente clássico como liderança, até computação quântica, talvez, o mais diferente desta edição — Alexandre Wiggers, presidente da Expogestão.

— Outro charme são os bastidores. É o networking que acontece no intervalo entre as palestras, nos workshops e na própria feira. Mesmo sem mensurar em valores, é um ambiente que certamente fomenta a geração de negócios — completa.

Neste ano, as ações do congresso incluem 14 palestras – três delas internacionais – painel e sessões (acessados via compra de passaporte); Feira de Relacionamentos e Negócios; encontros de startups; 3º Seminário Cidades que se Reinventam; rodadas de negócios; e workshops.

Fio Condutor do congresso 2019

Na avaliação de Alexandre Wiggers, uma das provocações mais esperadas da 17ª edição do congresso é a governança corporativa, uma vez que os demais tópicos acabam orbitando em torno do tema.

– Se a empresa tem uma boa governança, independente de ser familiar ou uma grande companhia, ela estará sólida no presente e preparada para o futuro. Essa talvez seja a engrenagem central neste ano – avalia.

Na Expogestão a governança será debatida no painel ‘Alta performance, longevidade e governança corporativa’, capitaneado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) na quarta-feira, às 18h20. O encontro será mediado por Monika Conrads, presidente do Conselho de Administração da Duas Rodas Industrial, e terá como painelistas Divino Sebastião de Souza, CEO do Grupo Algar; Silvana Romagnole, presidente do Conselho de Família da Romagnole Produtos Elétricos; e Roberto Faldini, consultor e Cofundador do IBGC.

Cerne da Expogestão, as palestras abrem espaço para temas recentes e ainda distantes para muitos dos empresários locais, como a inteligência artificial. A explanação será feita pela presidente da Microsoft Brasil, Tânia Cosentino (quinta, 14h). No campo da inovação e tecnologia, também palestram Ulisses Mello, diretor da IBM Research; Claudio Martinelli, diretor da Kaspersky Lab; e Santiago Ospina Franco, diretor de Comunicação da Ruta N.

Outros temas versam sobre liderança, ética, consumo, economia, empreendedorismo, design, estratégia, cultura de gestão e humanidades, tendo como convidados: Oscar Motomura, CEO da Amana-Key; Lélio Lauretti, sócio fundador do IBGC; Renato Meirelles, presidente do Instituto de Pesquisa Locomotiva; e Maílson da Nóbrega, economista.

Participam ainda o chef Claude Troisgros; Silvio Pietro Angori; CEO da Pininfarina S.p.A; Jerome Cadier, CEO da LATAM; Fernando Rizzo, CEO da Tupy; Holger Marquardt, diretor-geral da Mercedes-Benz divisão Automóveis para a América Latina; e Zeca de Mello, filósofo e professor da Fundação Dom Cabral.

Eventos paralelos

Feira de negócios

A tradicional Feira da Expogestão contará com a exposição de, ao menos 45 apoiadores e parceiros do evento, entre empresas e entidades. O espaço serve para ampliar a rede de relacionamentos, fazer negócios e estreitar interesses profissionais. Vai funcionar na terça e quarta-feira, das 13h às 21h, e na quinta-feira, das 8h às 18h.

Workshops

Nesta edição foram pensadas 59 oportunidades de conhecimento acessível por meio de workshops, com lições compartilhadas por empresas e instituições. Ao todo são cerca de 50 vagas gratuitas disponíveis por workshop, mediante inscrição antecipada no site.

NSC marca presença

A NSC Comunicação terá stand na Feira de Negócios e vai ministrar cinco dos workshops gratuitos.

Na terça-feira, às 14h30, a gerente de Comunicação e Marca da NSC, Romí de Liz, apresenta “Por que a sua marca pode – e deve – fazer do mundo um lugar melhor?”.

Às 16 horas de quinta-feira, o diretor de Operações e Produtos Digitais da NSC, Bruno Watte, apresenta “Os desafios da inovação nas empresas estabelecidas”.

Na mesma data acontecem em paralelo, às 17h30, outros três workshops: o gerente regional de jornalismo da NSC Comunicação em Joinville e Blumenau, Domingos Aquino, apresenta “O valor da Comunicação (com propósito) para a sociedade e para os negócios”; o diretor Regional de Mercado da NSC Comunicação, Luciano Moura, apresenta “O Consumidor do Futuro: Oportunidades e desafios. Mitos e fatos”; e a coordenadora do Núcleo de Branded da NSC, Gabriela Moura Santos, apresenta “Branded Content – estratégias de conteúdo para marcas”.

Confira a programação do congresso

Terça-feira, 14 de maio

14h – Abertura

15h – Oscar Motomura, CEO da Amana-Key, “Liderança para um futuro incerto”.

16H40 – Lélio Lauretti, consultor, autor e Sócio Fundador do IBGC, “Ética em um mundo em transição”.

18h – Renato Meirelles, presidente do Instituto de Pesquisa Locomotiva, “Quem é o consumidor brasileiro”.

19h20 – Maílson da Nóbrega, economista, ex-Ministro da Fazenda, “Perspectivas da economia brasileira”.

Quarta-feira, 15 de maio

14h – Chef Claude Troisgros, CEO do grupo Troisgros, “Um Empreendedor com apetite por inovação e paixão pelo Brasil”.

15h20 – Ulisses Mello, diretor da IBM Research, “A revolução da computação quântica”.

17h – Silvio Pietro Angori, CEO da Pininfarina S.P.A, “Como o design faz do mundo um lugar melhor?”.

18h20 – Divino Sebastião de Souza, CEO do Grupo Algar; Silvana Romagnole, presidente do Conselho de Família da Romagnole Produtos Elétricos; e Roberto Faldini, consultor e Cofundador do IBGC, “Alta performance, longevidade e governança corporativa”.

Quinta-feira, 16 de maio

8h – Jerome Cadier, CEO da LATAM; e Fernando Cestari de Rizzo, CEO da Tupy, “Sessão estratégia”.

9h30 – Holger Marquardt, diretor da Mercedes-Benz para a América Latina e o Caribe, “Cultura centenária para superar os próprios recordes”.

10h50 – Claudio Martinelli, diretor-Geral para a América Latina da Kaspersky Lab, “Privacidade e segurança, novas questões para quem está conectado”.

14h – Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil, “Como transformar negócios a partir da inteligência artificial”.

15h10 – Santiago Ospina Franco, diretor de Comunicação e Marketing da Ruta N, “Medellín, de cidade do desalento a capital mundial da inovação”.

15h50 – Zeca de Mello, filósofo e professor da Fundação Dom Cabral, “Aprender, desaprender, reaprender”.

Serviço

O quê: Expogestão 2019

Quando: 14 a 16 de maio.

Onde: Expoville, Joinville

Quanto: valores e informações sobre passaporte de acesso às palestras magnas podem ser obtidos no site.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Economia

Colunistas