nsc
    an

    Educação

    Faculdades e universidades de Joinville se preparam para volta às aulas presenciais

    Estado poderá autorizar retomada das aulas presenciais dos cursos superiores a partir de 6 de julho

    15/06/2020 - 11h13 - Atualizada em: 16/06/2020 - 08h41

    Compartilhe

    Hassan
    Por Hassan Farias
    Univille
    (Foto: )

    As faculdades e universidades já começaram a definir os planos de retomada das aulas presenciais em Joinville, mesmo que ainda não se tenha uma data oficial para liberação do Estado. A suspensão das atividades presenciais aconteceu em março e está mantida pelo governo estadual até 2 de agosto, mas a autorização para o retorno pode ser antecipada para início de julho.

    > Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

    O decreto estadual em vigor prevê a possibilidade de antecipação da liberação das aulas presenciais dos cursos superiores. Elas poderão ser retomadas em 6 de julho por meio de ato em conjunto das secretarias estaduais da Educação e Saúde. No entanto, isso vai depender da situação do coronavírus no Estado.

    Desde o último dia 8, o decreto também já liberou a retomada de estágios obrigatórios e atividades práticas presenciais curriculares nos laboratórios de cursos superiores em todo o Estado.

    As aulas presenciais da educação infantil, fundamental, nível médio, de jovens e adultos (EJA) e ensino técnico das redes pública e privada permanecerão suspensas até 2 de agosto, de acordo com o decreto. Nestes casos, o documento estadual não prevê a possibilidade de antecipar o retorno.

    Confira a situação de cada faculdade e universidade:

    ACE/Faculdade Guilherme Guimbala

    A Faculdade Guilherme Guimbala nomeou um grupo estratégico emergencial para planejar o retorno gradativo às atividades presenciais, assim como monitorar e cumprir as regras de segurança e saúde. Entre as ações desenvolvidas, o grupo elaborou o Manual de Procedimentos Sanitários para o retorno seguro das atividades de forma gradativa.

    As clínicas de atendimento dos cursos da FGG, a exemplo da Clínica de Fisioterapia, Psicologia eTerapia Ocupacional, e dos Núcleos do curso de Direito e Pedagogia, retornam no próximo dia 22 de junho. Para isso, a FGG prestará as orientações necessárias em relação aos procedimentos e medidas de segurança, bem como fornecerá os equipamentos de proteção individual (EPI's) e demais produtos (termômetros para controle de temperatura, máscara, protetor facial, óculos, jalecos descartáveis, luvas, álcool gel, etc...).

    Considerando as especificidades das Clínicas de Atendimento a FGG disponibilizará o descarte das máscaras, luvas, aventais/jalecos, dos materiais de paramentação e desparamentação na forma e em locais apropriados, de acordo com os protocolos de biossegurança.

    Enquanto isso, o calendário acadêmico da ACE/FGG está em andamento por meio das aulas não presenciais desde março. Por isso, o recesso acadêmico que já está previsto no calendário será mantido. As aulas presenciais, serão retomadas, no segundo semestre (2020/2), conforme as determinações legais dos órgãos competentes, em âmbito federal, estadual e municipal.

    Católica

    A Católica de SC construiu uma proposta de retomada gradual de algumas aulas práticas e estágios obrigatórios que já foram autorizados pelo Estado. Essas atividades retornam a partir desta terça-feira (16) em Joinville. Os estudantes que não se sentirem confortáveis em retornar e aqueles que estão nos grupos de risco poderão realizar as aulas em outro semestre sem prejuízo financeiro.

    Entre as medidas tomadas para receber os estudantes, a Católica mapeou os riscos e realizou adequações estruturais, como a instalação de dispensers de álcool em gel no entorno de onde ocorrerão as aulas. Também foi reforçada a limpeza, feita a demarcação de piso com distanciamento de 1,5 metro nas áreas comuns e restrição do número de pessoas por ambiente.

    Além disso, foram adquiridos equipamentos de proteção individual (EPIs) para a segurança de estudantes e colaboradores. O uso de máscara será obrigatório em todos os ambientes do campus e será realizada a triagem presencial de todos os acadêmicos aptos para o retorno das atividades presenciais.

    Segundo a Católica, o retorno das aulas presenciais vai depender da liberação do Estado. As férias estão previstas para o período de 14 de julho a 3 de agosto, com possibilidade de retomada das aulas no formato presencial em seguida, caso seja autorizado pelo Estado.

    Ielusc

    A Faculdade Ielusc retoma nesta segunda-feira (15) as aulas práticas e os estágios obrigatórios. Segundo cartilha orientativa divulgada no último dia 5, a instituição prevê o retorno das aulas presenciais para 20 de julho. No entanto, isso vai depender da liberação por parte do Estado.

    Entre as medidas de prevenção e segurança anunciadas pela faculdade, está o uso obrigatório de máscaras. Será realizada a aferição da temperatura na entrada da instituição. O Ielusc pede também que as pessaos higienizem as mãos com álcool em gel e os calçados nos tapetes sanitizantes.

    Antes de entrar nas salas e laboratórios, os estudantes deverao higienizar as mãos com água e sabão. Os ambientes deverão ser mantidos arejados com janelas e portas abertas. Eles foram remanejados para permitir o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas. As turmas com mais de 20 pessoas serão divididas para evitar aglomerações.

    IFSC

    O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) anunciou a prorrogação da suspensão das atividades pedagógicas e administrativas presenciais até 31 de julho. Estão mantidos o trabalho remoto nos setores administrativos e a realização de atividades pedagógicas de forma não-presencial.

    Sustentare

    A Sustentare Escola de Negócios está realizando as aulas dos cursos de pós-graduação e MBA totalmente online desde março. A instituição aguarda determinações das autoridades de saúde para retomar as aulas presenciais. Segundo a Sustentare, com base nos últimos decretos estaduais e informações repassadas pela prefeitura, a previsão é de que as aulas presenciais possam ser retomadas a partir do dia 3 de agosto. A data está sujeita à alteração, de acordo com a evolução da pandemia e decisões que possam ser tomadas pelo governo.

    A instituição informará os alunos sobre a retomada das aulas presenciais, tão logo ela seja recomendada. Quando das aulas presenciais, a premissa básica para os alunos e colaboradores adentrarem no campus, será uso de máscaras de proteção. Serão disponibilizados álcool em gel nos mais variados espaços (salas de aula, espaços de coffee break, laboratórios e biblioteca). Delimitação dos espaços e equipamentos de proteção individual também fazem parte das ações em curso.

    Como vários alunos demonstraram interesse em dar continuidade na modalidade on learning (grupo de riscos ou pessoas que não querem manter o isolamento), a Sustentare está avaliando a possibilidade de oferecer os módulos em 3 possibilidades: on learning, presencial ou blended learning. O aluno optará pela melhor opção.

    Udesc

    A Udesc anunciou no início do mês o retorno das aulas nos cursos presenciais em 22 de junho de forma não presencial. O semestre 2020/1 será concluído em 25 de setembro. Os alunos com dificuldades financeiras poderão ter acesso a um auxílio de R$ 80 para contratação de plano de internet. Quem não tiver computadores poderá usar os equipamentos dos laboratórios de informática dos centros de ensino ou obter empréstimo a partir de um cadastro.

    UFSC

    A Administração Central da UFSC publicou no fim de maio uma nova prorrogação da suspensão das atividades de ensino e trabalho administrativo. A portaria prorroga as atividades por tempo indeterminado, mas estipula um prazo máximo de 30 dias para as decisões sobre a continuidade do semestre e redimensionamento das atividades.

    O prazo inclui a conclusão de diagnósticos, coleta de informações e produção de indicadores, que apontem condições plenas de oferta de alternativas a atividades de ensino, em todos os níveis e modalidades, em todas as unidades da UFSC, ouvidos os comitês e subcomitês, com produção de normativa a ser apreciada pelas instâncias correspondentes e aprovada pelo Conselho Universitário, até 30 de junho.

    Segundo a portaria, estão suspensas por prazo indeterminado, as atividades de ensino em todos os níveis e modalidades, exceto as atividades de ensino já realizadas integralmente a distância (cursos 100% EaD). Estão suspensas também qualquer atividade acadêmica presencial, como bancas, concursos, reuniões, entre outras, além do expediente presencial nas atividades técnicas e administrativas em todas as unidades da UFSC, exceto nos setores de saúde, segurança e nas situações de caráter inadiável e essencial.

    Univille

    A Univille continua com as aulas remotas e também trabalha na construção de um plano de retomada gradual das atividades práticas, atividades de laboratório e estágios presenciais. A universidade está preparando a retomada por fases, observando os aspectos pedagógicos e os protocolos de biossegurança. No momento, ainda não há data para a retomada das aulas presenciais, assim como as aulas práticas em laboratório e estágios obrigatórios.

    Unisociesc

    A Unisociesc retoma nesta segunda-feira (15) as atividades práticas presenciais que já foram autorizadas pelo Estado. Segundo a universidade, o uso de máscaras será obrigatório; será disponibilizado ácool em gel nas áreas comuns de circulação; os espaços físicos serão sinalizados e adequados garantindo o distanciamento social; haverá o monitoramento diário das pessoas que estiverem no campus por meio de um questionário sobre o estado de saúde; e todas as atividades serão realizadas preferencialmente em locais com ventilação ou com menos ocupação do espaço.

    Colunistas