Pergunta da leitora:

"Meninas, tenho muita dificuldade em chegar ao orgasmo com o meu namorado. Ele é um querido, gosto demais dele, mas tem pênis pequeno. Será que a minha falta de prazer pode estar relacionada a isto?"

Continua depois da publicidade

Resposta das especialistas:

Amiga, a satisfação sexual é conquistada por diversos fatores: atração, boas preliminares, carícias e estímulos mentais. Ela não fica restrita a apenas alguns centímetros a mais ou a menos do pênis do homem.

O tamanho médio do órgão sexual do brasileiro é de 14 centímetros quando ereto. Porém, mesmo homens que se encaixam nesta medida costumam se preocupar com esta questão, acreditando que um membro avantajado seja sinônimo de masculinidade e de potência. Um pênis considerado clinicamente pequeno é aquele que, ereto, atinge sete centímetros ou menos.

Menos fricção

Mas, apesar de o tamanho não interferir na potência e no prazer, um órgão muito pequeno ou fino demais pode não proporcionar a mesma fricção durante a penetração, podendo diminuir, sim, a sensibilidade e o prazer da mulher.

> Orgasmo feminino: veja cinco fatos que você ainda não sabe

Continua depois da publicidade

No entanto, também sabemos que apenas uma em cada cinco mulheres têm orgasmo vaginal somente com penetração. Ou seja, as preliminares e outros estímulos se mostram muito mais importantes para o prazer feminino do que o ato sexual em si.

Vocês podem investir em acessórios, como vibradores e brinquedos eróticos para acrescentar volume e dedicar-se a técnicas simples de excitação com toques e sexo oral. Outra dica é fazer uma mudança de posição sexual. Existem algumas que são mais indicadas para parceiros com órgãos pequenos ou finos, pois garantem ângulo mais favorável à penetração.