* Meninas, a minha namorada morre de cólica quando está menstruada. A gente quase não transa nesse período, pois ela sente muita dor. O que é possível fazer?
Continua depois da publicidade
Para muitas mulheres, as cólicas menstruais podem fazer com que elas interrompam tarefas diárias ou que recorrem a medicação. Isso, é claro, prejudica a qualidade de vida. Cerca de 84% das mulheres sofrem com isso. Existem algumas alternativas à medicina convencional para parar ou prevenir as cólicas:
— Mudanças na alimentação
— Chás de ervas
— Massagens
Continua depois da publicidade
— Terapias de relaxamento
As mulheres que não se beneficiam com estas alternativas devem recorrer aos analgésicos.
Tratamento
É importante consultar um ginecologista para buscar o tratamento mais adequado. Normalmente, a medicação mais eficaz é aquela que ataca a causa da dor. O endométrio — tecido que reveste o útero — libera uma substância que faz o útero se contrair e expelir seu revestimento a cada ciclo menstrual. O problema surge quando há excesso dessa substância, a prostaglandina, o que pode estar associado a cólicas mais intensas.
A prostaglandina também pode ser responsável por idas mais frequentes ao banheiro durante a menstruação, o que aumenta a dor e o desconforto no período. Se as cólicas estão atrapalhando sua vida ou até interferindo na sua rotina, converse com um médico sobre a melhor alternativa para evitar ou diminuir as dores.