* Tenho sentido dor durante a relação sexual com o meu namorado. O que isso significa, e o que podemos fazer para mudar a situação?

Continua depois da publicidade

Amiga, sentir dor pode ocorrer por alguns motivos. Mesmo quando há lubrificação natural na vagina, a relação sexual pode ser desconfortável. Portanto, a secura na região íntima não é a única causa de incômodo associado à transa: outra motivação pode ser a dispareunia, que é dor genital persistente ou recorrente e que pode surgir antes, durante ou depois da relação.

A origem desse incômodo pode ser tanto física quanto emocional. O estresse também faz com que os músculos da vagina fiquem tensos, o que leva a dificuldades na penetração. O uso de alguns antidepressivos, remédios para pressão alta, sedativos e antialérgicos possibilita a diminuição do desejo sexual e da excitação, o que ocasiona menos lubrificação.

Origens variadas

A dor, geralmente, é um sintoma e pode estar relacionada a alguma infecção na área genital ou no trato urinário. Além disso, é difícil se dar conta de que o atrito, durante o sexo, é intenso, o que pode levar a lesões, traumas e irritação.

A cicatrização de uma cirurgia pélvica, as consequências e radioterapia e quimioterapia ou problemas de pele que causam inflamação também aparecem como causas.

Continua depois da publicidade

Mas, como sempre orientamos aqui na coluna, para identificar o problema é importante que você consulte um médico.