nsc
    nsc

    Viva bem

    Falando de Sexo: No período fértil ou não, use sempre camisinha

    Lucia Pesca e Andréa Alves respondem a dúvidas dos leitores! Envie as suas perguntas

    20/08/2015 - 13h29

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    Para evitar doenças sexualmente transmissíveis, deve usar camisinha sempre, seja ela a masculina ou a versão feminina
    Para evitar doenças sexualmente transmissíveis, deve usar camisinha sempre, seja ela a masculina ou a versão feminina
    (Foto: )

    * Andréa e Lucia, gosto um monte de ler a coluna de vocês! Preciso dizer que eu não sou muito experiente quando o assunto é sexo. Tento acompanhar vocês para me atualizar e ir aprendendo com as dicas. Minha irmã mais nova e eu sempre conversamos sobre o que vocês escrevem. Uma dúvida que temos diz respeito ao período fértil. A gente não entende bem quando é. Usamos a pílula anticoncepcional, mas não sabemos quando estamos nesse tal período. Além disso, eu transo com o meu namorado sempre sem camisinha. No começo, a gente usava, mas, depois que assumimos o relacionamento, não usamos mais. Bem, mas o que a gente quer saber é seeu corro risco de engravidar dessa forma. Muito obrigada, gurias, por nos ajudar!

    Querida leitora, ficamos muito felizes por saber que o objetivo de nossa coluna, que é orientar e ajudar as pessoas a ter maior qualidade de vida, está sendo atingido!

    Em primeiro lugar, é importantíssimo que você consulte um ginecologista. Ele vai orientá-la sobre o teu ciclo, pois é bom salientar que o período fértil é algo muito particular de cada mulher.

    Falando de uma forma geral, o período fértil ocorre cerca de 14 dias antes do início da próxima menstruação. O tempo de sobrevida do óvulo dentro das trompas, após a ovulação, não é bem definido, mas parece estar entre 12 e 24 horas. Já os espermatozoides parecem ter uma sobrevida maior, variando de 24 até 96 horas. Por isso, os dias férteis começam antes mesmo da ovulação.

    Alguns sinais fisiológicos podem aparecer e indicar que você está ovulando, como a dor pélvica que algumas mulheres sentem. Outra característica que pode ser observada é a mudança do aspecto do muco cervical, isto é, da secreção que sai na vagina. Ele fica mais espesso e viscoso.

    Se você toma pílula regularmente, de forma correta, não precisa se preocupar. Agora, algo bem importante e que você deve sempre ter em mente é que, para evitar doenças sexualmente transmissíveis, deve usar camisinha sempre, seja ela a masculina ou a versão feminina.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas