Pergunta da leitora:
"Eu fiz sexo sem preservativo e não uso pílula anticoncepcional. Tomei a pílula do dia seguinte antes das 24 horas recomendadas, mas, depois, voltei a transar sem camisinha. Devo tomar outra pílula, ou a anterior ainda está valendo?"
Continua depois da publicidade
Resposta das especialistas:
A contracepção de emergência ou pílula do dia seguinte deve ser usada o mais rápido possível, após uma relação sexual desprotegida. De preferência, dentro das primeiras 72 horas.
Apesar da recomendação, a contracepção de emergência ainda pode ser eficaz por até 120 horas depois da relação. É importante destacar, entretanto, que a cada dia que passa, a eficácia deste tratamento vai diminuindo. É uma medicação para ser utilizada ocasionalmente, em situações de emergência.
Atenção!
De forma alguma, a pílula do dia seguinte deve ser ingerida com frequência, pois ela é uma bomba hormonal.
Se você está usando esta medicação, repetidamente, é porque está fazendo tudo errado. O consumo excessivo de hormônios femininos prejudica o organismo. Se tem ingerido esse remédio com frequência, procure o seu ginecologista para receber orientações sobre anticoncepção.
Continua depois da publicidade
Basicamente, o que a pílula do dia seguinte faz é alterar o ciclo menstrual, antecipando o momento da menstruação. A maioria das mulheres menstrua cerca de uma semana após seu uso.
Porém, se as regras não vierem em três ou quatro semanas após o uso da pílula, a mulher deve fazer um teste de gravidez.