nsc
nsc

Saúde

Falando de Sexo: o que é sífilis e como funciona o tratamento?

Colunistas Lúcia Pesca e Andréa Alves tiram dúvidas sobre a doença

07/12/2016 - 12h00

Compartilhe

Por Redação NSC

Sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST) antiga, mas que está se tornando novamente atual, uma vez que o número de casos tem aumentado em várias regiões do Brasil. Por isso, é importante ficar atento aos sintomas.Quanto mais cedo for instituído o tratamento, menor a chance de complicações, que podem ser graves.

A sífilis é um mal silencioso e requer cuidados. Após sua infecção inicial, a bactéria pode permanecer no corpo da pessoa por décadas para, só depois, se manifestar novamente. É causada por uma bactéria geralmente transmitida via contato sexual e que entra no corpo por meio de pequenos cortes presentes na pele ou por membranas mucosas.

Raramente, a doença acaba sendo transmitida pelo beijo, mas também pode ser congênita, passada de mãe para filho durante a gravidez ou no parto. Uma vez curada, a sífilis não reaparece – a não ser que a pessoa seja infectada novamente por alguém que esteja contaminado.

Fatores de risco

Alguns fatores são considerados de risco para contrair a sífilis. Dois deles são: manter relações sexuais desprotegidas com uma ou mais pessoas, ou estar infectado com o vírus do HIV, causador da aids.Você sabe que tem sífilis se submetendo a vários exames disponíveis na rede pública.

Estes podem ser realizados em qualquer estágio – na dúvida, procure sempre um médico e relate os sintomas. Gestantes devem, obrigatoriamente, fazer este exame, pois a sífilis pode ser transmitida para os bebês. O tratamento é totalmente eficaz e simples: injeções de penicilina consistem, ainda nos dias de hoje, no mais indicado.

A cura é total. E, para prevenir-se, o uso de preservativos ainda se mostra a mais eficaz das técnicas.Lembre-se sempre: sexo seguro é o melhor de todos. Cuide-se!

Leia mais na coluna Falando de Sexo

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

Colunistas