Pergunta da leitora:

"Em uma entrevista, vocês disseram que os jovens, hoje em dia, estão fazendo menos sexo. Como assim, meninas? Fiquei curiosa!"

Continua depois da publicidade

Resposta das especialistas:

Pois é, amiga, parece surpreendente, mas diversas pesquisas vêm analisando e comprovando essa tendência: os casais estão transando cada vez menos.

Segundo esses estudos, a média mensal de relações sexuais caiu de cinco para três, levando em conta os anos entre 1990 e 2010. E um dos principais motivos para a perda do apetite sexual seria o uso excessivo de tecnologias, como celular e serviço de assinatura de conteúdos online (Netflix, Spotify, entre outros).

Parece estranho e contraditório, pois, hoje, temos acesso a aplicativos de relacionamentos, que já fazem parte das relações modernas. Além disso, a troca de nudes e de sexting (mensagens eróticas) é algo comum.

Pesquisas confirmam

Validando as observações de pouca atividade sexual, a pesquisa brasileira Mosaico 2.0 constatou que a faixa etária que mais acredita que sexo é pouco ou nada importante para a harmonia do casal foi a mais jovem, de 18 a 25 anos.

Continua depois da publicidade

Outro estudo, feito em 2016, aponta que 15% dos jovens entre 20 e 24 anos afirmam não ter parceiros sexuais desde os 18 anos. Além disso, as mulheres são duas vezes mais propensas a não terem atividades sexuais. A Mosaico 2.0 ainda revela que 82,7% dos homens e 60% das mulheres recorrem à masturbação como forma de prazer. E 9,7% acessam conteúdo erótico na internet.