nsc
    hora_de_sc

    Problema

    Falta de dentistas em unidades de saúde gera reclamações de moradores em Florianópolis

    Pelo menos 10 postos de saúde da cidade estão sem profissionais suficientes para atender a população

    11/06/2019 - 15h07 - Atualizada em: 11/06/2019 - 16h01

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação DC
    (Foto: )

    Moradores de Florianópolis reclamam da falta de dentistas para atender a população nas unidades básicas de saúde. Em pelo menos oito postos, onde deveria haver dois profissionais para dar conta da demanda, apenas um está disponível. Em outros dois, não há nenhum dentista alocado.

    A situação foi mostrada pela NSC TV, nesta quarta-feira (11). De acordo com a reportagem, um dos bairros que mais está sofrendo com a falta de dentistas é a Tapera, no Sul da Ilha. O centro de saúde do bairro é um dos que deveriam ter duas pessoas atendendo, mas apenas uma está trabalhando. O outro profissional foi deslocado para ajudar no atendimento de outra unidade.

    Próximo dali, na Caieira da Barra do Sul, os moradores estão há cerca de um ano esperando por um dentista. O que atendia na unidade se aposentou e ainda não foi substituído. Além dessa comunidade, os residentes da Costa da Lagoa também não têm nenhum dentista à disposição.

    Segundo a prefeitura, atualmente há 89 dentistas contratados, que estão divididos em 49 postos de saúde. O número é menor do que o sugerido pelo Ministério da Saúde, que determina a presença de um profissional para cada 3 mil habitantes.

    O Conselho Local de Saúde do bairro Tapera já entrou em contato com a prefeitura, por meio de um abaixo-assinado, mas ainda não obteve resposta.

    Em nota, a prefeitura reconheceu o problema, mas diz que novas contratações só podem ser feitas por meio de concurso público. Um edital está sendo elaborado e deve ficar pronto ainda neste semestre. No entanto, não há data para que os dentistas comecem o trabalho.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas