nsc

publicidade

Seu Problema é Nosso

Falta remédio para tratamento de epilepsia nos postos de Saúde de São José

O fenobarbital age para evitar convulsões, mas está em falta no município desde o fim de 2017

16/02/2018 - 13h21

Compartilhe

Por Redação NSC

Quem sofre de epilepsia e precisa de remédios distribuídos na rede municipal de Saúde de São José terá dificuldade para encontrá-los. De uso controlado, o fenobarbital (comercialmente conhecido como Gardenal) age para evitar convulsões, mas está em falta nos principais postos de Saúde do município desde o fim de 2017.

Nesta semana, o leitor Everson Viana relatou a dificuldade para encontrar este e outros medicamentos, especialmente nos postos de saúde dos bairros Forquilhinhas e Picadas do Sul.

— Os remédios estão em falta desde setembro de 2017. Eu preciso deste medicamento (fenobarbital), quando dá eu compro, mas não é sempre que consigo — lamenta Everson.

Em nota, a Secretaria de Saúde de São José disse que "alguns medicamentos fornecidos nas unidades de saúde do município, incluindo o fenobarbital, são comprados com recursos do Estado. Por atraso do pagamento da Secretaria de Estado da Saúde, as empresas pararam de fornecer essa medicação. Diante deste quadro, a Prefeitura de São José assumiu a dívida e está fazendo a compra com recursos próprios. A reposição dos medicamentos deve acontecer no início de março".

Questionada pela reportagem sobre o posicionamento da prefeitura de São José, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina se limitou a dizer que "a responsabilidade pela aquisição dos medicamentos SUS da Farmácia Básica são de responsabilidade dos municípios. Para comprar esses medicamento os recursos são oriundos dos três entes: União, Estado e respectivo município".

Leia mais notícias da Grande Florianópolis

Deixe seu comentário:

publicidade