nsc
hora_de_sc

Saneamento

Família convida equipe do Floripa Se Liga Na Rede para almoço no bairro Abraão

Após a refeição, todos cantaram os parabéns ao estagiário do programa, que estava comemorando 23 anos

31/01/2019 - 17h14

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
Paulo Cesar Antunes e Maria Nazarete Infâncio Antunes ofereceram um almoço aos técnicos do programa que haviam feito inspeção no dia anterior
Paulo Cesar Antunes e Maria Nazarete Infâncio Antunes ofereceram um almoço aos técnicos do programa que haviam feito inspeção no dia anterior
(Foto: )

Lançada há cinco meses, a nova fase do Floripa Se Liga Na Rede vem tentando mudar a maneira de o poder público se relacionar com as comunidades sobre a importância de ligar corretamente o esgoto de casa à rede coletora. São bases fixas nos bairros, inspeções agendadas pelo próprio usuário, procedimento de testes ágil e orientação técnica, o programa da prefeitura e Casan já resultou na regularização de 128 casas, mais de uma casa por dia. A aceitação é tanta, que não são raros os momentos em que as equipes são acolhidas como se fossem de casa.

Nesta quinta-feira (31), os moradores do bairro Abraão Paulo Cesar Antunes e Maria Nazarete Infâncio Antunes ofereceram um almoço aos técnicos do programa que haviam feito inspeção no dia anterior.

— Eles foram super atenciosos, mesmo durante a inspeção. Nos ofereceram suco, lanche e ficaram preocupados com o calor que a gente estava encarando na rua — contou Rebeca Schnitzer, que liderou os trabalhos na casa.

O convite surgiu na manhã desta quinta, durante contato do Paulo, que ficou preocupado com o número de irregularidades que foram constatadas nas instalações da residência do casal. Segundo o laudo entregue aos proprietários, o imóvel apresentava ligações inadequadas na caixa de gordura, a pia de cozinha estava ligada diretamente na rede pluvial e o terreno estava com fossa ativa, mesmo com rede coletora em operação. Inadequações que Paulo pretende resolver logo.

— Foi uma surpresa quando nos informaram que tinha bastante coisa errada, pois acabamos de reformar a casa, contratamos quatro pedreiros, investimos bastante dinheiro e acreditávamos que estava tudo certo. Achei que ia ter que quebrar tudo, mas com a orientação das equipes eu descobri que as ligações estão individualizadas e a solução é mais simples — disse.

Paulo explicou que o almoço foi uma forma de agradecer pela educação e atenção do grupo.

— É um trabalho louvável, pois se não fosse por eles a gente ia passar anos jogando esgoto de maneira errada — disse o anfitrião.

Após a refeição, todos cantaram os parabéns ao estagiário do programa, Rodrigo Porto, que estava comemorando 23 anos.

— Receber esse carinho nos motiva a continuar trabalhando dessa forma, dialogando e buscando ser parceiro do morador na solução de problemas ligados ao esgoto — disse o jovem.

Consultoria qualificada

O trabalho desempenhado pelo Floripa Se Liga Na Rede desde setembro de 2018 tem o foco em oferecer uma consultoria ao morador que apresenta irregularidades nas ligações de esgoto de seu imóvel.

Uma novidade desta fase do programa é a entrega da Declaração de Regularidade nos casos em que os imóveis estão com as instalações hidrossanitárias conforme as normas ou que corrigem suas inadequações conforme orientação técnica fornecida pelas equipes ao final da inspeção.

Com caráter itinerante, cobrindo bairro a bairro, o Programa Floripa Se Liga Na Rede está atuando em duas regiões de Florianópolis. Em Canasvieiras, a base de atendimento é a Associação de Moradores de Canasvieiras (Amocan), localizada na R. Afonso Cardoso da Veiga, 100. Já no Abraão, a sede provisória é no Salão Paroquial da Igreja do Senho Bom Jesus, localizado na Rua João Meirelles, 1244.

Engenheiro da Echoa Engenharia, empresa responsável pela gestão do programa, Igor Puff Floriano destaca que a presença do programa no bairro é uma oportunidade para que o morador busque informações sem custos.

— É um formato novo e temos recomendado que até aqueles moradores que foram inspecionados antes de 2018 e tiveram o imóvel considerado regular agende uma vistoria com a nossa equipe. É a chance de ter a Declaração de Regularidade em mãos — disse.

Para quem mora no Abraão ou Canasvieiras, o agendamento pode ser feito via Whatsapp, pelo número (48) 9 8821-6499. Mais informações no site.

Colunistas