publicidade

Cultura

Feira do Livro de Joinville recebe Marina Colasanti nesta quarta-feira

Além da escritora, que já foi premiada com sete Jabutis, o evento também terá a presença de Luiz Antônio Aguiar e Deonísio da Silva

12/06/2019 - 08h35

Compartilhe

Cláudia
Por Cláudia Morriesen
foto mostra a escritora Marina Colasanti à frente de estudantes e da plateia da Feira do Livro de 2018
Escritora esteve no evento na última edição e lotou a plateia do Palco Principal
(Foto: )

A Feira do Livro de Joinville recebe hoje alguns dos nomes mais respeitados da literatura nacional. Ao longo das 12 horas de programação desta quarta-feira, haverá palestras de Marina Colasanti, Luiz Antônio Aguiar e Deonísio da Silva — além de apresentações teatrais, contações de histórias e sessões de autógrafos.

A manhã começa com Marina Colasanti que, do alto de seus 83 anos, 50 deles dedicados à literatura, subirá ao palco do Teatro Juarez Machado para debater sobre "a fantasia que existe em todos nós" às 10 horas. Às 15 horas, ela estará no Palco Principal do Expocentro Edmundo Doubrawa para falar sobre "onde a realidade e fantasia se cruzam".

Colasanti é uma das mais premiadas escritoras brasileiras: já publicou mais de 50 títulos e recebeu sete prêmios Jabutis — por duas vezes foi a grande premiada como Livro do Ano de Ficção — , além de ter recebido o Grande Prêmio da Crítica da APCA e de Melhor Livro do Ano da Câmara Brasileira do Livro e de ser hors-concours da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), após ter recebido prêmios por muitos anos. Ela ainda participa por dois momentos de sessões de autógrafos, às 11 e às 16 horas, na Praça de Autógrafos da Feira de Joinville.

Às 11 horas, o escritor Luiz Antônio Aguiar também estará atendendo o público na Praça de Autógrafos. Antes, às 10h, ele faz uma palestra em que conta “o que o instiga a escrever para crianças ou para jovens”. Às 15 horas, estará no Teatro Juarez Machado para falar sobre "A literatura de terror; monstros e assombros do clássico e do pop".

Depois, volta à Praça de Autógrafos, às 16 horas. Aguiar já foi roteirista dos quadrinhos da Disney e do Sítio do Picapau Amarelo e adaptou clássicos da literatura, de Machado de Assis a Lima Barreto. Ele também ganhou um Jabuti de livro infantil e foi mencionado diversas vezes como altamente recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FLJ).

À noite, o escritor catarinense Deonísio da Silva vai ao palco principal para o depoimento de “como se entrelaça a pesquisa e a arte na construção literária”. Em seguida, participa de uma sessão de autógrafos. Doutor em Letras pela USP e autor de nove romances, 20 livros de narrativas curtas e seis livros de ensaios, Deonísio é um catarinense com destaque nacional.

A Feira do Livro ocorre no Centreventos Cau Hansen e fica aberta das 9 às 21 horas. O evento vai até domingo, 16, data em que abre das 10 às 20 horas. A entrada e a participação em todas as atividades são gratuitas.

Confira a programação completa da Feira do Livro de Joinville

Deixe seu comentário:

publicidade