nsc
    santa

    Descanso

    Feriado do Dia do Trabalhador: saiba o que abre e fecha em Blumenau 

    Confira horário de funcionamento de serviços públicos, supermercados, shoppings e lojas

    30/04/2020 - 14h43 - Atualizada em: 30/04/2020 - 15h30

    Compartilhe

    Bianca
    Por Bianca Bertoli
    Maioria dos serviços essenciais atenderá em regime de plantão
    Maioria dos serviços essenciais atenderá em regime de plantão
    (Foto: )

    Em meio à pandemia do novo coronavírus, mais um feriado nacional será riscado do calendário de 2020 nesta sexta-feira (1°), Dia do Trabalhador. Em Blumenau, locais que foram liberados para o público através de decreto estadual, como lojas, shoppings e o Parque Ramiro Ruediger, poderão abrir.

    Já outros serviços, como escolas e transporte coletivo, continuam suspensos por tempo indeterminado. Confira abaixo o funcionamento de alguns setores na cidade:

    Coleta de lixo em Blumenau

    A coleta de resíduos será realizada normalmente em toda a cidade, conforme cronograma. O canal de atendimento pelo 115 trabalhará em sistema de plantão. As unidades comerciais do Samae estarão fechadas.

    Saúde

    O ambulatório de atendimento para casos suspeitos de Coronavírus, montado no Setor 3 do Parque Vila Germânica, vai funcionar normalmente nesta sexta-feira, sábado e domingo, das 7h às 19h.

    Já o Alô, Sáude (telefone 156, opção 2) que conta com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do município não funcionará nesta sexta. O atendimento será retomado na segunda-feira (4).

    Unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) - Fechadas no dia 1º de maio. Retornam o atendimento na segunda-feira.

    Ambulatórios Gerais (AGs) - Todos os sete AGs estarão fechados neste Dia do Trabalhador. No sábado, os AGs dos bairros Velha e Garcia atendem das 7h às 12h. As unidades retornam ao atendimento na segunda-feira, dia 4.

    Defesa Civil

    Estará 24h de plantão pelo telefone 199. Sem atendimento ao público na parte administrativa.

    Horário dos bancos

    Os bancos não abrem nesta sexta-feira. No sábado (2), a agência da Caixa Econômica Federal do Centro, na Rua Sete de Setembro, atenderá das 8h às 12h para serviços emergenciais por conta da pandemia da Covid-19.

    > Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

    Comércio

    O Sindilojas Blumenau e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Blumenau e Região definiram que os estabelecimentos do comércio de rua, de shoppings e supermercados terão plena liberdade para abrir as portas neste feriado. Ou seja, caberá a cada empresário optar ou não pela abertura nesta sexta.

    Horário dos shoppings

    Neumarkt Shopping – As lojas poderão abrir das 14h às 20h no dia 1°. A praça de alimentação funcionará das 12h às 20h. Sábado e domingo o atendimento será conforme o estabelecido pelo decreto estadual: das 12h às 20h no sábado e das 14h às 20h aos domingos, exceto a praça de alimentação, que abre ao meio-dia.

    Norte Shopping – As lojas poderão abrir das 14h às 20h no dia 1°. A praça de alimentação funcionará das 12h às 20h. Sábado e domingo o atendimento será conforme o estabelecido pelo decreto estadual: das 12h às 20h no sábado e das 14h às 20h aos domingos, exceto a praça de alimentação, que abre ao meio-dia.

    Shopping Park Europeu - Tanto sexta, quanto sábado e domingo o local funcionará das 12h às 20h, exceto a praça de alimentação, que fecha às 22h.

    Leia também: Feriadão traz risco de aglomeração nas praias e leva prefeituras a reforçar fiscalização

    Supermercados e loja atacadista

    Conforme o acordo estabelecido entre os sindicatos, os supermercados podem abrir neste feriado. A reportagem entrou em contato com algumas redes, confira:

    Cooper - Todos os supermercados da Cooper em Blumenau estarão fechados nesta sexta-feira. No fim de semana o atendimento ocorre normalmente.

    Angeloni - Atende normalmente na sexta-feira (8h às 20h) e no fim de semana.

    Bistek - Atende normalmente na sexta-feira (8h às 21h, na filial do Park Europeu, a da Rua Amazonas não atendeu os telefonemas) e no fim de semana.

    Giassi - O Giassi estará fechado nesta sexta-feira. No fim de semana o atendimento ocorre normalmente.

    Galegão - Atende normalmente na sexta-feira (8h às 21h) e no fim de semana.

    Fort Atacadista - Atende normalmente na sexta-feira (8h às 21h) e no fim de semana.

    Parque Ramiro

    Funcionará em horário normal, das 5h às 23h, mas somente é permitido fazer caminhada, corrida e passeios de bicicleta. Todos deverão utilizar máscara durante a permanência no local. Quadras de vôlei e futebol de areia, tênis, academia ao ar livre, tabelas basquete e playground estarão fechadas. Também não será permitido entrar com animais. Atividades com personal trainer estão permitidas, mas devem ser realizadas levando em consideração o distanciamento social.

    Colunistas