nsc
    santa

    Esportes náuticos

    Festival Blumenau a Bordo resgata olhar ao Rio Itajaí-Açu como opção de lazer

    Primeira edição do Festival Náutico Blumenau a Bordo busca retomar ligação do blumenauense com diversão em volta do Itajaí-Açu

    05/11/2016 - 04h02

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    (Foto: )

    Foi ao redor de suas águas que Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau decidiu expandir o projeto de colônia que se transformaria na atual Blumenau. Em seu leito navegaram barcos de carga e passageiros fundamentais ao desenvolvimento, como o patrimônio cultural hoje inerte Vapor Blumenau. Em 1983 - e em muitas outras reprises de um drama chamado cheias - a elevação de seu nível deixou marcas em casas e na memória de quem temeu sua fúria. Mas há muitas recordações de bonança. Ali banhavam-se crianças e esportistas em saudosos fins de semana na Prainha nas décadas de 1960 e 1970 e competiram atletas em regatas nos anos de ouro do Clube Náutico América.

    Nas últimas décadas, o Itajaí-Açu virou um gigante adormecido no contexto de lazer em Blumenau. O fim do apoio de casas de comércio tradicionais que patrocinavam eventos no rio, a popularização das praias, a desativação do Vapor Blumenau, as cheias e assoreamento são alguns dos fatores que explicam o afastamento entre o blumenauense e o rio. Para subverter essa lógica e mostrar a imagem de um Itajaí-Açu amigo, "alegre como um rio" em uma canção de Belchior, ocorre neste sábado e domingo a primeira edição do Festival Náutico Blumenau a Bordo.

    As cores dos ipês e o contraste do verde com os prédios da Beira-Rio desta vez não estarão sozinhos para chamar os blumenauenses às margens da Prainha e da Praça Doutor Hercílio Luz, em frente ao Clube Náutico América. Durante os dois dias, os visitantes poderão praticar stand up paddle, andar de caiaque e concorrer a outras atividades no rio que terão vagas sorteadas no dia, como voos de flyboard. Passeios de jet ski, aula sobre barco a vela, arremesso de isca, luta de cotonete e oficina de pesca para iniciantes também integram a programação. Todas as atrações serão gratuitas. Food trucks vão comercializar opções gastronômicas aos visitantes e haverá ainda transporte de um lado a outro da margem do rio.

    O Blumenau a Bordo é visto como um primeiro passo para retomar o potencial de prática esportiva e de turismo do rio. O secretário de Turismo de Blumenau, Ricardo Stodieck, antecipa que essa postura pode abrir novos mares de oportunidade com investimentos em equipamentos públicos no rio (veja mais abaixo).

    - Aproximar o blumenauense do rio é o grande mote do evento. Criar condições para que ele seja visto como opção de lazer - confirma.

    O blumenauense sempre gostou de estar envolvido com as águas. Não à toa chovem likes em uma montagem antiga de internet com um mar à frente da prefeitura, transformando a Beira-Rio em Beira-Mar. Uma brincadeira que, contudo, não diminui em nada o orgulho histórico que a cidade mantém do seu rio.

    - É um rio que nos proporciona beleza, poesia. É ele que nos fornece água e o encantamento de um entardecer na Praça Hercílio Luz. Que lugar é mais lindo em Blumenau do que este? - desafia a historiadora e diretora do Departamento Histórico-Museológico de Blumenau, Sueli Petry.

    Plano Municipal de Turismo prevê mais valorização do rio

    O 1º Festival Náutico Blumenau a Bordo é apenas uma largada na proposta de valorização do rio Itajaí-Açu. O tema é um dos destaques do Plano Municipal de Turismo e inclui outras medidas, como a construção de uma marina pública na região da Ponta Aguda, atracadouros em pontos importantes da cidade, píeres flutuantes e roteiros náuticos que possam render frutos no turismo, no lazer e também economicamente. As ações são estudadas por um grupo de trabalho definido no Plano de Turismo.

    - A região da Prainha é um local muito bonito que pode ser muito bem explorado para voltar a ser como era. Quem sabe seja possível criar um roteiro fluvial de Itajaí até Blumenau, com as pessoas conseguindo ir à Oktoberfest de barco. A ideia central é fomentar o uso dos rios e levar a economia do mar, que gera muitos empregos e valores, para todos os municípios - projeta o presidente da Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar), Mané Ferrari.

    Um dos passos em direção a esse farol pode ser a ampliação do Blumenau a Bordo para uma feira náutica no Parque Vila Germânica, entre 2017 ou 2018. O presidente do Clube Náutico América, Rafael Burgonovo, lembra que por muitos anos apenas a agremiação usava o rio para esporte e destaca que o Blumenau a Bordo pode alavancar os olhares para o setor náutico e para a utilização do leito como lazer pelos blumenauenses. Uma preocupação que precisa ser pré-condição para qualquer trabalho futuro na avaliação de quem gerencia o turismo na cidade.

    - Primeiro precisamos pensar o rio como lazer do blumenauense e para isso é preciso criar condições com equipamentos para utilização do rio - defende o secretário de Turismo, Ricardo Stodieck.

    O que vai ter:

    - Passeios gratuitos de stand up paddle, caiaque e noções de barco a vela

    Por meio de senha e por ordem de chegada, os visitantes poderão dar um passeio com auxílio de instrutores de stand up paddle, modalidade em que o surfista fica de pé sobre uma prancha longa, andar de caiaque e adquirir noções para navegar em barco a vela.

    - Luta de cotonete

    Um duelo com cotonetes gigantes sobre um tapete flutuante que só termina quando um dos oponentes cai. Liberado a partir de 10 anos, vagas por meio de entrega de senhas.

    - Arremesso de isca e oficina de pesca

    Modalidade gratuita para o público, que terá instruções sobre como arremessar iscas artificiais no rio.

    - Flyboard

    A modalidade que permite voos com a impulsão da água é uma das sensações dos esportes náuticos e terá apresentações durante os dois dias. Também serão sorteados alguns visitantes para experimentarem a sensação de decolar sobre o Rio Itajaí-Açu. Os voos podem ser cancelados em razão da correnteza do rio.

    - Outras atrações

    Ao longo dos dois dias haverá ainda demonstração de sistema contra incêndio acoplado a moto aquática, corrida de stand up paddle, passeio de het skis e sorteio de curso de arrais da Escola Náutica de SC. Confira a programação completa com horários em santa.com.br.

    Programação | 1º Blumenau a Bordo

    Sábado

    10h às 17h

    Passeio de stand up

    Passeio de caiaque

    Noções para navegar com barco a vela

    10h30min

    Arremesso de isca

    Luta de cotonete (apesar de 10 anos)

    11h30min

    Apresentação de flyboard e sorteio de quatro voos

    12h30min

    Demonstração de sistema contra incêndio acoplado ao jet ski

    13h

    Corrida de stand up

    Noções básicas de mergulho

    Sorteio de curso de arrais

    14h

    Oficina de pesca para iniciantes

    Luta de cotonete

    15h

    Passeio de jet ski

    Nós em cabos náuticos

    Demonstração de sistema contra incêndio acoplado ao jet ski

    15h30min

    Arremesso de isca

    16h

    Apresentação de flyboard e sorteio de quatro voos

    17h

    Happy hour e encerramento do dia

    Domingo

    10h às 16h

    Passeio de stand up

    Passeio de caiaque

    Noções para navegar com barco a vela

    10h30min

    Arremesso de isca

    Luta de cotonete (a partir de 10 anos)

    11h30min

    Apresentação de flyboard e sorteio de quatro voos

    12h30min

    Demonstração de sistema contra incêndio acoplado ao jet ski

    13h

    Corrida de stand up

    Noções básicas de mergulho

    14h

    Apresentação de flyboard e sorteio de quatro voos

    Oficina de pesca para iniciantes

    Luta de cotonete

    15h

    Passeio de jet ski

    Nós em cabos náuticos

    Demonstração de sistema contra incêndio acoplado ao jet ski

    15h30min

    Arremesso de isca

    16h

    Happy hour e encerramento do dia

    Dicas de segurança

    - Para quem for praticar esportes no rio com embarcações, a recomendação do Corpo de Bombeiros é verificar a documentação exigida pela Capitania dos Portos e seguir normas de segurança como verificar correnteza, natureza do fundo, respeitar espaço em volta e não inferir bebida alcoólica.

    - Para os demais esportes como stand up paddle e outras modalidades, a recomendação é ter sempre um instrutor credenciado, conhecer as técnicas e verificar dispositivos de segurança.

    - No evento deste fim de semana haverá instrutores e equipe dos bombeiros para monitorar a segurança do local.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas