nsc
santa

Cultura

Festival traz novidades do cinema francês às salas de cinema de Blumenau 

A partir desta quinta-feira, o Arcoplex do Shopping Park Europeu, na Via Expressa, recebe o maior evento do gênero no mundo

05/06/2019 - 13h22 - Atualizada em: 05/06/2019 - 16h10

Compartilhe

Adriano
Por Adriano Lins
Asterix e o Segredo da Poção Mágica é um dos filmes em exibição na edição do festival deste ano
Asterix e o Segredo da Poção Mágica é um dos filmes em exibição na edição do festival deste ano
(Foto: )

Um dos principais eventos dedicados à cultura francesa no país, o Festival Varilux de Cinema Francês chega a Blumenau e traz 19 filmes franceses, que normalmente não são exibidos nas salas de cinema da cidade. A partir desta quinta-feira, o Arcoplex do Shopping Park Europeu, na Via Expressa, recebe o maior festival de cinema francês do mundo.

A 10ª edição do Festival Varilux vai exibir 17 longas-metragens de cineastas franceses em sessões à tarde e à noite. Entre os filmes, destaque para o clássico Cyrano de Bergerac, de Jean-Paul Rappeneau, inspirado na famosa peça de Edmond Rostand.

Entre as produções inéditas no país estão Graças a Deus, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Berlim 2019, a animação Astérix e o Segredo da Poção Mágica, assinada por Louis Clichy e Alexandre Astier, baseada no quadrinho francês, e o histórico A Revolução em Paris, com Louis Garrel no elenco e construída a partir de uma pesquisa de quase seis anos ao custo de 17 milhões de euros.

Com opções de filmes de drama até comédias e romances, o festival em Blumenau terá sessões de quinta-feira até o dia 12. Os longas-metragens são destinados tanto ao público adulto quanto aos jovens e crianças. A programação completa com os horários de cada exibição está disponível no site do evento.

Em Santa Catarina, Balneário Camboriú e Joinville também vão receber o festival, que em 2018, teve um público superior a 172 mil pessoas em salas de cinema por todo o Brasil.

A primeira edição, em 2010, foi feita em nove cidades, em 11 salas de cinema e visto por cerca de 25 mil pessoas. Nove anos depois, em 2018, atingiu quase todo o Brasil, tendo passado por 88 municípios e 118 salas.

Colunistas