O ex-presidente e líder cubano Fidel Castro anunciou, na noite de terça-feira, que irá se encontrar com o papa Bento XVI nesta quarta-feira. O pontífice, que já passou pelo México no fim de semana, está em visita a Cuba, onde foi recebido pelo atual mandatário do país e irmão de Fidel, Raúl Castro, na terça. O comunicado foi publicado no site Cuba Debate.

Continua depois da publicidade

No texto, assinado pelo próprio Fidel, o líder cubano declara que “cumprimentará alegremente Sua Excelência o Papa Bento XVI na manhã” desta quarta-feira, assim como fez com João Paulo II, em 1998. Ele ainda caracteriza o ex-pontífice, morto em 2005, como “um homem a quem o contato com crianças e cidadãos humildes ressuscitou, invariavelmente, sentimentos de afeto”.

Fidel afirma que solicitou ao papa “uns minutos de seu muito ocupado tempo” para o encontro. Segundo ele, a notícia da confirmação da reunião chegou por meio do ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez. Conforme o líder, Bento XVI teria dito que lhe agradava o “modesto e simples” contato.

Continua depois da publicidade