Rumores sobre a morte do líder cubano Fidel Castro seguem repercutindo pelas redes sociais, após o jornalista Nelson Bocaranda – conhecido por ter revelado que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, sofria de câncer – publicar o boato em seu blog. O apresentador do canal americano Univisión Raúl de Molina também afirmou pelo Twitter que “uma boa fonte” confirmava o fato.
Continua depois da publicidade
Entretanto, Alex Castro Soto del Valle, filho de Fidel declarou que seu pai, de 86 anos, “está bem” de saúde e mantém suas atividades cotidianas. O comandante “apresenta bom estado de saúde, cumpre suas atividades diárias, faz exercícios, lê e se mantém bem”, disse Soto del Valle, em Guantánamo, extremo leste de Cuba, ao apresentar a exposição A face da História, com 17 fotos que tirou de seu pai desde 2010, noticiou a Agência de Informação Nacional (AIN).
– Há algumas fotos do encontro com os intelectuais celebrado em Havana, mas nenhuma é posada ou intencional, todas foram feitas durante o seu dia-a-dia – explicou o engenheiro eletroquímico e fotógrafo.
As declarações de um dos cinco filhos de Fidel com Dalia Soto del Valle foram reproduzidas por vários meios de comunicação locais, entre eles os sites governistas Cubadebate e Cubasí, e o blog pró-governamental Yohandry.com.
As declarações de Soto del Valle aparecem após a divulgação de versões de meios críticos a Fidel que, do exílio, reportaram uma deterioração do estado de saúde do homem que governou Cuba entre 1959 e 2006, quando cedeu o comando do país ao seu irmão, Raúl, devido a um grave problema de saúde.
Continua depois da publicidade
“Tenho que dar uma má notícia aos terroristas do sul da Flórida: Fidel Castro está vivo”, escreveu o blogueiro Yohandri.
Desde que se afastou do poder, Fidel tem se dedicado a escrever cerca de 400 artigos de imprensa, sob o título de “Reflexões”, publicar vários livros biográficos e sobre sua luta em Sierra Maestra, assim como receber diferentes personalidades em sua residência. No entanto, não publica novos artigos desde 19 de junho e as últimas imagens públicas difundidas são as de seus encontros com o papa Bento XVI em Havana, em 28 de março, e com a líder estudantil chilena Camila Vallejo, em 5 de abril. Fidel ainda não se pronunciou sobre a reeleição do presidente venezuelano Hugo Chávez no domingo passado.
Entenda o caso
– O jornalista Nelson Bocaranda – conhecido por ter revelado que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, sofria de câncer – afirmou em seu blog na quinta-feira que o ex-presidente cubano Fidel Castro teria morrido. De acordo com seu post, a morte de Fidel seria anunciada em até 72 horas – Havana só esperaria que Juanita Castro, irmã de Fidel, voltasse de Miami para um “anúncio familiar importante”.
– O Filho de Fidel, o fotógrafo Alex Castro Soto del Valle, desmentiu a informação e a irmã do líder cubano que vive na Flórida, negou na sexta-feira que iria viajar para visitar a família em Cuba.
Continua depois da publicidade
– O apresentador do canal americano Univisión Raúl de Molina também afirmou pelo Twitter que “uma boa fonte” confirmava a morte do líder cubano.
– Na quinta-feira, o blogueiro oficial Yohandry Fontana, já havia desmentido os boatos em seu blog.
– Bocaranda admitiu ao Globo, na sexta-feira, que a morte de Fidel Castro ainda não era confirmada, mas que o líder cubano respirava por aparelhos.
– Neste sábado, a suposta morte de Fidel continuou repercutindo nas redes sociais.