nsc
an

Meio ambiente

Filhote de baleia é encontrado morto em Balneário Barra do Sul

Equipe técnica realizou necropsia na manhã desta segunda-feira (21)

21/06/2021 - 14h06

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Baleia-jubarte foi encontrada na praia de Salinas
Baleia-jubarte foi encontrada na praia de Salinas
(Foto: )

Um filhote de baleia-jubarte foi encontrado morto na praia de Salinas, em Balneário Barra do Sul. Ele foi localizado na praia na tarde do último domingo (20) durante o monitoramento regular do Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP/BS), realizado pela Univille.

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Foi a segunda ocorrência de uma baleia-jubarte morta no Litoral Norte de SC em junho. O primeiro caso aconteceu em Itapoá no último dia 7.

Como a maré estava alta, os profissionais da equipe do PMP-BS precisaram aguardar para realizar o trabalho de campo em segurança. Eles fizeram o registro fotográfico, biometria e análise extrena do filhote. Algumas amostras foram coletadas, como pele, músculo e gordura.

A avaliação veterinária e o procedimento de necropsia, assim como o recolhimento da carcaça, foram realizados na manhã desta segunda-feira (21) por causa da maré e indisponibilidade de maquinário da prefeitura, de acordo com a PMP-BS.

A Secretaria de Meio Ambiente de Barra do Sul e equipes dos Bombeiros Militar e Voluntários auxiliaram no monitoramento do animal durante o período noturno, além de dar apoio na logística operacional até o trabalho desta segunda-feira.

Se alguém encontrar algum animal marinho morto ou debilitado no Litoral Norte catarinense pode ligar para os telefones 0800-642-3341, (47) 3471-3816 (base) ou (47) 99212-9218 (whatsapp).

Leia também:

Golfinho é encontrado morto com calcinha presa às nadadeiras em Itapoá

Baleia-jubarte faz "show particular" e encanta família em Florianópolis; veja o vídeo

Colunistas