nsc
nsc

Natureza

Filhote de baleia é encontrado morto em praia de Florianópolis

Pesquisadores acreditam que a baleia nasceu nesta temporada.

02/09/2018 - 15h11

Compartilhe

Por Redação NSC
Baleia tinha cinco metros de comprimento, segundo pesquisadores
Baleia tinha cinco metros de comprimento, segundo pesquisadores
(Foto: )

Um filhote de baleia-franca foi encontrado morto na Praia do Matadeiro, no sul da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis. O animal foi avistado na noite de sábado (1º). De acordo com pesquisadores que estiveram no local, trata-se de um macho, que provavelmente nasceu neste ano.

A baleia tinha cinco metros de comprimento. Biólogos e veterinários da Associação R3 Animal e do Instituto Australis/Projeto Baleia Franca (PBF) estiveram no local e realizaram a necropsia do animal.

Os pesquisadores tentaram conseguir um barco, que pudesse levar a baleia a outra praia. Como não conseguiram, a baleia acabou sendo enterrada no Matadeiro, com a ajuda de moradores e de policiais ambientais, que cavaram sem a ajuda de máquinas, já que não há acesso para veículos na praia.

Após a necropsia, animal foi enterrado na praia, com a ajuda de moradores e policiais
Após a necropsia, animal foi enterrado na praia, com a ajuda de moradores e policiais
(Foto: )

Segundo os pesquisadores, a baleia tinha sinais de hematomas na região torácica, que pode significar alguma colisão. A causa da morte, contudo, não foi divulgada.

De acordo com os pesquisadores, quem encontrar algum animal marinho, seja morto ou ferido, pode ligar para o número 0800 642 3341. Uma equipe de pesquisadores será enviada ao local, para dar auxílio ao animal ou ajudar na remoção, em caso de morte.

Leia mais:

Baleia presa em rede de pesca no Pântano do Sul é salva em Garopaba

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

Colunistas