nsc

publicidade

Série A

Finalistas do Catarinense, Chapecoense e Avaí fazem jogo decisivo pelo Brasileirão 

Confronto local está marcado para as 19h deste domingo, na Arena Condá

18/08/2019 - 08h35

Compartilhe

João Lucas
Por João Lucas Cardoso
Chapecoense e Avaí se enfrentam pelo Brasileirão na Arena Condá
Chapecoense e Avaí se enfrentam pelo Brasileirão na Arena Condá

Vale muito. É uma final catarinense pela sobrevivência na elite do Brasileirão. Chapecoense e Avaí estão na zona de rebaixamento e tem no confronto local das 19h deste domingo, na Arena Condá, a oportunidade de ganhar fôlego na briga pelo principal objetivo da temporada: a permanência na Série A. Além de escalações, táticas e estratégias, cada equipe tem seus trunfos para o duelo decisivo pela presença de Santa Catarina na primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Chapecoense

Apoio da torcida

Ainda que a última vitória em casa tenha sido na primeira rodada, a Arena Condá é trunfo para a Chapecoense. O clube acredita em grande mobilização da torcida. O pedido de apoio do torcedor recheou a semana de preparação ao duelo. Para isso, a diretoria fez promoção de ingressos a R$ 20 e aumentou os pontos de vendas na cidade de Chapecó. A expectativa é de casa cheia no domingo.

Volta de Everaldo

Com sete gols anotados, o centroavante do Verdão este entre os vice-artilheiros do Brasileirão. Foi ausência no jogo passado, a goleada imposta pelo Ceará, no Nordeste. Além de elevar a confiança, sua presença melhora o repertório ofensivo da equipe. Afinal, Everaldo é homem de referência no ataque, atleta a quem fazer a bola chegar, e o cara da cobrança de penalidade máxima, se ocorrer. A Chape depende dele, e ele estará em ação.

Time de reações

O histórico da Chapecoense no Brasileirão mostra que é uma equipe com capacidade de se reerguer em momentos complicados - como é este. Das cinco edições anteriores na Série A, em três conseguiu se livrar do rebaixamento com arrancadas na classificação. Foi assim em 2014, quando engrenou nas últimas cinco rodadas, em 2015, ao engatar uma série de oito jogos sem perder, e no ano passado, quando somou 13 pontos nos últimos nove jogos e deixou o Z4.

Avaí

Palco da última vitória

Quando a equipe de azul e branco entrar no gramado o Avaí vai ter completado 133 dias da última vitória na temporada. Foi justamente no local que abriga o confronto deste domingo. No começo de abril, o Leão venceu a Chape por 2 a 1 na última partida da primeira fase do Catarinense. Na ocasião, já classificados em primeiro lugar para a etapa seguinte, os azurras estavam com time reserva, com direito ao auxiliar Evando no comando.

Invicto contra a Chape no ano

O Avaí vai enfrentar a Chapecoense pela terceira vez na atual temporada. Nos três jogos, todos pelo Catarinense, o Leão da Ilha não foi batido. São duas vitórias, por 1 a 0 e 2 a 1, no turno e returno do Estadual, respectivamente, na Ressacada e na Arena Condá. O terceiro duelo foi a decisão do título regional - dentro da série sem triunfos no ano: 1 a 1 no tempo normal e taça após as penalidades.

Sensação da vitória

Ainda que tenha sofrido com gol nos acréscimos, o empate em 2 a 2 com o Cruzeiro na rodada passada permitiu que os jogadores do Avaí ao menos tivessem temporariamente a sensação do que é vencer no Brasileirão. A equipe ficou na frente do placar por duas vezes, em um total de 58 minutos enquanto a bola rolou. Até então tinha ficado na frente do placar por alguns instantes na derrota por 2 a 1 para o Ceará, pela sexta rodada.

FICHA TÉCNICA - Chapecoense x Avaí

CHAPECOENSE

Tiepo; Eduardo, Gum, Maurício Ramos e Bruno Pacheco; Márcio Araújo, Campanharo, Augusto e Camilo; Arthur Gomes e Everaldo. Técnico: Emerson Cris.

AVAÍ

Vladimir; Iury, Betão, Marquinhos Silva e Igor Fernandes; Pedro Castro, Richard Franco e João Paulo; Bruno Sávio (Caio Paulista), Brenner e Lourenço. Técnico: Alberto Valentim.

ARBITRAGEM: Luiz Flavio de Oliveira, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho e Anderson José de Moraes Coelho (trio de SP), com VAR de Diego da Costa Cidral (SC).

DATA E HORA: às 19h de domingo.

LOCAL: Arena Condá.

Leia mais notícias do esporte em Santa Catarina.

Deixe seu comentário:

publicidade