nsc
an

Meio ambiente

Fiscalização inédita na Baía da Babitonga une órgãos federais, estaduais e municipais

Força-tarefa passou nesta sexta-feira (26) pelas ilhas Rita, do Corisco e do Cação, e no Rio Palmital

26/04/2019 - 16h08

Compartilhe

Redação
Por Redação AN
Fiscalização realizada na Baia da Babitonga nesta sexta-feira
Fiscalização realizada na Baia da Babitonga nesta sexta-feira
(Foto: )

Uma ação de fiscalização conjunta e inédita foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (26) na Baía da Babitonga - maior baía navegável de Santa Catarina - localizada no litoral Norte Catarinense. A operação contou com um total de nove barcos e 34 pessoas e teve como objetivo ampliar a integração dos órgãos de fiscalização federais, estaduais e municipais, além de ter cunho educativo quando da detecção de irregularidades.

A fiscalização foi focada nas ilhas Rita, do Corisco e do Cação, e no Rio Palmital. Também houve inspeção de uma draga em movimento próxima à desembocadura do Rio Cubatão, nas imediações da Babitonga.

Durante a ação foram abordados diversos pescadores amadores e profissionais, que receberam orientações. Nos casos em que foram verificadas irregularidades, os órgãos fiscalizadores efetuaram a apreensão de equipamentos e lavraram autos de infração. Ninguém foi preso e o balanço da ação deverá ser remitido nos próximos dias ao Ministério Público Federal (MPF).

— A ação fiscalizatória conjunta é a primeira de uma série. Ações articuladas entre diferentes órgãos de controle e fiscalização ocorrerão mais frequentemente na lâmina d'água da Baía da Babitonga", disse o procurador da República Flávio Pavlov da Silveira, que integrou a força-tarefa.

Participaram da operação membros da Câmara Técnica de Fiscalização do Grupo Pró-Babitonga (GPB); Ministério Público Federal (MPF) em Santa Catarina; Polícia Federal; Polícia Militar Ambiental; Marinha; Ibama; Instituto do Meio Ambiente de SC (IMA) e representantes dos municípios de Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul e Joinville. O helicóptero Águia da Polícia Militar também prestou apoio no final da operação.

Leia Também:

Veja todas as notícias de Joinville e Região

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Polícia

Colunistas