nsc
hora_de_sc

publicidade

Prefeitura Municipal de Florianópolis apresenta

Florianópolis cultiva mais de 100 hortas orgânicas e contribui para o bem-estar na cidade 

Programa Municipal de Agricultura Urbana da PMF estimula o cultivo em espaços comunitários e facilita o convívio social  

03/09/2019 - 08h57

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Hortas comunitárias em Florianópolis
(Foto: )

Se engana quem pensa que as revoluções precisam ser grandiosas. Um novo hábito pode transformar uma pessoa e até uma cidade. De um jeito simples, mas poderoso, Florianópolis tem se tornado uma cidade mais sustentável.

O Programa Municipal de Agricultura Urbana, criado há dois anos pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, estimula o cultivo de mais de 100 hortas urbanas em parques, escolas, postos de saúde e hospitais da cidade. Os benefícios desses espaços são incontáveis: permitem uma reconexão das pessoas com a natureza, ajudam a reduzir o estresse e promovem a convivência comunitária.

As hortas urbanas fornecem alimentos mais nutritivos, já que a produção dos alimentos é orgânica, livre de agrotóxicos. Muitas delas também possuem composteiras, uma alternativa saudável para os descartes orgânicos que acabariam no aterro de Biguaçu.

O programa reúne 14 órgãos municipais que agem conjuntamente na elaboração de projetos e execução de ações. Técnicos municipais orientam o preparo da terra, a adubação orgânica, o plantio e o momento da colheita. Qualquer pessoa, dentro de bom senso, pode retirar destes canteiros as plantas que necessite sem precisar pagar nada. Para se informar sobre a horta comunitária mais perto de casa, basta enviar um e-mail para agriculturaurbanafloripa@pmf.sc.gov.br. Esse é um contato provisório. A Prefeitura de Florianópolis está construindo um mapa para disponibilizar no site.

Colhidos diretamente da horta, os temperos e verduras podem aprimorar as refeições ou ajudar na recuperação da saúde, no caso das plantas medicinais. Para as pessoas interessadas em conhecer mais sobre os benefícios das plantas ainda há oficinas sobre fitoterápicos como a Hora do Chá, que ocorre nas primeiras quintas-feiras de cada mês, das 14h às 16h, no Parque do Córrego Grande (Rua João Pio Duarte Silva, 535 - Córrego Grande), e o Quinta das Plantas, todas as quintas-feiras, no mesmo horário, na base norte da Comcap (Rua Vasco de Oliveira Gondin, s/n, Canasvieiras).

Hortas comunitárias em Florianópolis
(Foto: )

Também há mutirões na Horta Luz, no Jardim Botânico (Rodovia Admar Gonzaga, 742-782 - Itacorubi) e no Hospital Universitário (R. Profa. Maria Flora Pausewang, 108), que a Prefeitura de Florianópolis costuma divulgar em seu site.

— Mais do que apenas estimular o aproveitamento dos espaços públicos para cultivar alimentos saudáveis, as hortas comunitárias promovem o bem-estar e a qualidade de vida da população, que encontra nelas um ambiente para entrar em contato com a natureza, com os vizinhos e com a comunidade como um todo — diz o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

(Foto: )

Deixe seu comentário:

publicidade