Durante o Connected Smart Cities & Mobility (CSCM) 2023, evento que aconteceu no dia 4 de setembro, em São Paulo, a capital catarinense, Florianópolis, ficou entre as cidades mais bem colocadas no Ranking de Smart Cities do Brasil. A capital ficou em 1ª colocação no ranking geral, na região sul, e entre as cidades com mais de 500 mil habitantes.

As cidades que receberam as premiações foram as que apresentaram os melhores índices no ranking, que analisa 75 indicadores em todas as cidades com mais de 50 mil habitantes. O evento destacou Florianópolis em 11 eixos temáticos, identificando as cidades mais inteligentes em setores como: mobilidade, urbanismo, saúde, educação, economia e etc.

A premiação contempla também as cidades ranqueadas como destaque nos eixos temáticos, por região geográfica e por porte, com três recortes: municípios com mais de 500 mil habitantes, municípios com 100 a 500 mil habitantes e municípios com 50 a 100 mil habitantes.

Florianópolis se destacou em conceitos como conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica. O reconhecimento é resultado do comprometimento na gestão pública em fazer melhorias na cidade e investir na qualidade de vida do cidadão.

Ranking Connected Smart Cities 2023

Essa é a 9ª Edição do Ranking Connected Smart Cities, que mapeou 656 municípios com mais de 50 mil habitantes no país. O objetivo é destacar as cidades mais inteligentes e conectadas. O ranking apresenta as configurações reais das cidades e funciona como um dos pontos de partida para compreender indicadores e níveis de desenvolvimento do município.

O que é uma cidade inteligente e conectada?

Florianópolis foi destaque entre as cidades consideradas inteligentes e conectadas, mas o que é de fato ser uma cidade com essas características? Segundo o Ranking Connected Smart Cities, o conceito de conectividade leva em conta a relação existente entre diversos setores analisados e a forma que eles interagem entre si.

Dessa forma, o conceito de “smart cities” considerado entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores.

Acesse o canal Florianópolis, uma cidade para todos e saiba mais.