nsc
    nsc

    Trânsito

    Florianópolis é pior cidade do país para dirigir segundo índice do Waze

    Indicador se baseia na satisfação dos condutores e leva em conta itens como serviços e infraestrutura

    03/11/2017 - 13h48

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    Congestionamento na SC-401, em Florianópolis: cidade é a pior do país para dirigir.
    Congestionamento na SC-401, em Florianópolis: cidade é a pior do país para dirigir.
    (Foto: )

    Forianópolis foi classificada como a pior cidade do país para dirigir de acordo com o Waze Satisfaction Index, divulgado nesta sexta-feira. O indicador é composto com base em dados informados por condutores no aplicativo Waze, a partir da notificação de buracos e reclamações quanto ao tráfego, por exemplo.

    Em resumo, o índice avalia a satisfação dos motoristas. Para isso, usa seis critérios: nível de trânsito (quão frequentes e ruins são os congestionamentos), segurança nas vias (número de acidentes, condições climáticas), qualidade das vias, serviços ao motorista (como acesso a postos de gasolina e opções de estacionamento), fator econômico e social (como acesso a carros, aumento ou redução dos preços da gasolina) e "Wazyness”, que representa o quão boa é a rede de usuários do aplicativo em termos de ajuda aos colegas motoristas.

    Em todo o mundo, a pesquisa analisou dados de 39 países e 217 cidades para criar uma nota que varia de satisfatório (10) a péssimo (1). Só foram consideradas cidades em que há pelo menos 40 mil usuários do aplicativo. Florianópolis teve nota 3,98, relativamente próxima da Rússia (3,78), avaliada como o quinto pior país para os motoristas.

    No ranking nacional, depois da cidade catarinense aparecem entre os piores municípios para dirigir as capitais Manaus (4,21), João Pessoa (4,58), Belém (4,66) e Vitória (4,75). O Waze não revela em quais critérios as cidades tiveram os piores desempenhos. As cinco melhores estão no interior de São Paulo: Atibaia (7,47), São José do Rio Preto (7,43), grande Campinas (7,20), Sorocaba (7,17) e Taubaté (6,95).

    No ranking mundial, os melhores países para os condutores de automóveis são, nesta ordem, Holanda (7,90), França (7,85), Estados Unidos (7,55), República Tcheca (7,49) e Bélgica (7,41). Já os piores são Filipinas (3,02), República Dominicana (3,35), El Salvador (3,56), Indonésia (3,71) e Rússia (3,78). Globalmente, 90 milhões de pessoas em 185 países utilizam o app. O Waze não informou o número de usuários para o Brasil ou para Florianópolis.

    Leia mais notícias no site da Hora

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas