nsc
    dc

    Capital

    Florianópolis ganha condição de metrópole segundo IBGE

    Turismo, agroindústria, produção naval e empresas de tecnologia movimentam a economia, diz gerente de pesquisa

    25/06/2020 - 09h21 - Atualizada em: 25/06/2020 - 11h34

    Compartilhe

    Lariane
    Por Lariane Cagnini
    floripa
    Florianópolis passa a figurar entre as atuais 15 metrópoles brasileiras.
    (Foto: )

    Florianópolis passou à condição de metrópole segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado da pesquisa Regiões de Influência das Cidades (Regic), com base em dados de 2018, foi divugado nesta quinta-feira (25). Vitória (ES) e Campinas (SP) também entram na lista das metrópoles brasileiras.

    As três cidades passaram a figurar entre as atuais 15 metrópoles brasileiras. Com a ascensão de Campinas, único município que não é uma capital estadual, São Paulo se tornou a primeira unidade da federação a ter duas metrópoles.

    Segundo o IBGE, Florianópolis, Vitória e Campinas atingiram o nível de metrópole por terem elevado o número de empresas e instituições públicas, atraindo contingentes populacionais muito significativos de outras cidades para acessarem bens e serviços.

    O gerente de Redes e Fluxos Geográficos do IBGE, Bruno Hidalgo, destacou as atividades econômicas que impulsionaram o alto número de empresas nas novas metrópoles. No caso de Florianópolis, diz o pesquisador, não só o turismo é importante para a economia, mas o estado abriga agroindústria, produção naval e empresas de tecnologia.

    São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Salvador e Manaus completam o grupo das metrópoles.

    *Com informações da Agência Brasil

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas