O Festival Cinema Negro de Santa Catarina tem sua primeira edição de 4 a 10 de novembro, abrindo o Mês de Consciência Negra em Florianópolis. Realizado pelo programa Cinemática Temas Transbordantes, em parceria com Movimento Negro Periférico, Projeto É Da Nossa Cor e Coletivo Pele, o festival tem programação extensa no Centro Integrado de Cultura (CIC). A curadoria e mediação é do crítico de arte Allende Renck, com produção colaborativa.
Continua depois da publicidade
O Festival oferece gratuitamente oficinas de teatro e de filmagem de curta-metragem de um minuto sobre representatividade do corpo negro; cursos sobre arte negra e resistência política; debates sobre branquitude e conversas após cada filme exibido. O Festival apresenta seis longas-metragens seguidos de debate com convidadas, relacionados aos temas de racismo estrutural, negritude, feminismo, diversidade, empreendedorismo e políticas culturais.
Também será exibida Mostra Competitiva de curtas-metragens, com filmes escolhidos por inscrição de todo país. O júri oficial da Mostra Competitiva é formado por Bia Silva, mulher negra egressa do Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Sarah Motta, atriz do Coletivo NEGA de teatro; e o crítico de arte Allende Renck.
Oficina de teatro produzirá cinco curtas
A oficina de teatro com o tema Elaborações do Corpo Negro será ministrada pela doutora em teatro Julianna Rosa e o ator Leandro Batz.
A oficina de filmagem O Minuto que Foi será ministrada pelo cineasta cubano e mestrando em Letras na UFSC, Yasser Socarrás, e vai produzir cinco curtas de um minuto cada, com câmera de celular, sobre o tema "representatividade".
Continua depois da publicidade
No sábado, a programação será para crianças, com o apoio da Mostra de Cinema Infantil, através do Cineclube Infantil, a partir das 16h, seguido de apresentação dos grupos infantis do Projeto É Da Nossa Cor, do Monte Serrat, organizado pela psicóloga Mathizy Pinheiro, e das crianças do Grupo Mittos, do Morro da Queimada.
Toda a programação é gratuita e o Festival Cinema Negro conta com apoio do Institu Français, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Cineclube Unisul, Mostra de Cinema Infantil, Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis, Fundação Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Instituto Vilson Groh, em parceria com Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina e Fundação Catarinense de Cultura.
Confira a programação completa no site da Fundação Catarinense de Cultura.