Florianópolis está a 60 dias de receber mais uma edição do Ironman. A prova, marcada para 29 de maio, terá sua 16ª edição na capital catarinense, considerada a mais tradicional do Circuito Ironman no País. Mais de 2.200 atletas, de 35 países, já se inscreveram para a competição de triatlo, que contempla 3,8km de natação, 180,2km de ciclismo e 42,195km de corrida.
Continua depois da publicidade
O lançamento oficial do evento ocorreu na noite desta terça-feira, em Floripa, e contou com a presença dos atletas catarinenses Mariana Borges e Felipe Manente, além do secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Felipe Melo e de Carlos Galvão, responsável pelo Ironman Brasil.
—Estamos indo para o 16º ano de Ironman em Floripa. É um evento que faz parte do circuito mundial de prova do Ironman, que são classificatórios para o mundial no Havaí. É com muita satisfação que a gente olha para trás e vê um evento desse porte crescer, pois quando começou tinha 300 atletas, de nove países, e agora já bateu o recorde de participantes— conta Galvão.
Quem está na expectativa de disputar mais um Ironman é a triatleta Mariana Borges. Natural de Florianópolis, aos 29 anos, ela já participou de 10 edições da competição. No ano passado, Mariana teve um problema e acabou abandonando a prova, mas em 2016 a expectativa é outra:
Continua depois da publicidade
— Ano passado estava me adaptando a um novo esquema de treinamento, mas vim de um segundo semestre muito bom no final de 2015, conquistei minha primeira vitória de meio Ironman no Rio de Janeiro e isso me deixou muito motivada. Vou para minha 11ª participação em provas de Iron, minha primeira foi aqui em 2007e estou mais empolgada do que nunca para fazer o meu melhor resultado— conta a atleta.
Além do grande número de atletas inscritos, o Ironman de Florianópolis tem o maior número de voluntários cadastrados, são mais de mil. Um verdadeiro exército que ajuda a organizar o evento, que está praticamente garantido para 2017:
— A gente quer mirar o 20º ano aqui em Santa Catarina — projeta Galvão.