nsc

publicidade

Daniel Leipnitz

Floripa Conecta movimenta a Ilha do Silício em agosto 

Serão mais de 50 eventos, por vezes simultâneos, dos mais diversos setores da economia criativa, movimentando a Capital no período de maior retração da visitação turística e concretizando um importante passo para um grande sonho 

07/08/2019 - 11h05 - Atualizada em: 09/08/2019 - 15h49

Compartilhe

Por Tech SC
Lançamento Floripa Conecta na sede do Dropbox, em Austin.
Lançamento Floripa Conecta na sede do Dropbox, em Austin.
(Foto: )
Daniel
(Foto: )

No dia 1º de agosto já tivemos uma palhinha do que será este mês de agosto em Florianópolis, com a realização do Inova+Ação, evento voltado à inovação para o pequeno varejo. Agora, nesta sexta-feira (9), será dada a largada oficialmente ao Floripa Conecta, hub de eventos voltados à economia criativa realizado em Florianópolis, com a maior parte das ações de 9 a 18 de agosto. É um sonho que está saindo do papel e se concretizando após muita pesquisa, estudo e análises de mercado de como poderíamos proporcionar a Florianópolis uma movimentação de sua economia no mês de agosto, um dos piores para nós, e deixar bem claro que temos muito mais do que somente praias aqui.

Os setores de turismo, entretenimento, gastronomia, tecnologia e diversos outros uniram suas forças para criar este guarda-chuva de eventos com grande potencial para a cidade. Hoje, temos a alegria de anunciar esta edição do Floripa Conecta, que traz mais de 50 eventos das mais diversas áreas da economia criativa, com a previsão de que mais de 100 mil pessoas estejam presentes, além da movimentação de mais de R$ 100 milhões. A iniciativa já está sendo divulgada até mesmo na agenda de eventos da Revista Exame.

O Floripa Conecta é um movimento criado a partir da conexão entre iniciativas públicas e privadas da Capital catarinense, com o propósito de fortalecer o desenvolvimento econômico regional, bem como aproximar os diversos agentes da economia criativa por meio da promoção de eventos. Agosto não é mês de calor e praia, o que faz com que cidades como Florianópolis não sejam tão buscadas em função do turismo. O Floripa Conecta, no entanto, se propõe a aproximar a economia criativa do turismo, movimentando a economia durante um dos piores meses da nossa Capital através dos mais de 50 eventos que serão realizados.

Reunindo arte, cultura, gastronomia, turismo e, claro, tecnologia, o Floripa Conecta destaca o que a Capital catarinense tem de mais diverso e relevante: em junho deste ano, a cidade ocupou o primeiro lugar no ranking da ESPM sobre cidades com potencial de desenvolvimento em economia criativa, mostrando o que há para além das belezas naturais. A Ilha do Silício, como Florianópolis é conhecida, possui grande potencial de desenvolvimento tecnológico. Um exemplo disso é que, somente os eventos de tecnologia do Floripa Conecta esperam reunir mais de oito mil participantes.

A capital catarinense atrai muitos empreendedores e entusiastas da tecnologia por conta de suas características. Nós temos isenções tributárias que favorecem a instalação e manutenção de empresas aqui, além do terreno fértil sustentado por um ecossistema altamente desenvolvido e estruturado, que conta com diversas iniciativas de apoio ao pequeno empreendedor e com profissionais altamente qualificados devido às nossas universidades. No país, somos o 4º polo de maior destaque, e uma iniciativa do porte do Floripa Conecta nos ajuda a caminhar para este reconhecimento cada vez mais a nível mundial, posicionado Florianópolis neste cenário.

Programação de tecnologia

O Inova+Ação já ocorreu e foi realizado com sucesso no último dia 1, dando a largada ao Floripa Conecta. O segundo a ser realizado será o Innovation Summit, que trará a Florianópolis a primeira edição do evento no Brasil, nos dias 12, 13 e 14/08, uma imersão no tema “Ecossistemas de Inovação: Criativos, Conectados e Competitivos”, com representantes de mais de 150 instituições de pesquisa e mais de 370 ambientes de inovação; e o Stun Games Festival.

Nos dias 15 e 16 de agosto, o Startup Summit trará mais de três mil participantes e 150 palestrantes para Florianópolis, como: Uri Levine, cofundador da Waze; Ragnar Sass, cofundador da Pipedrive; Roberto Mameli, CTO da Creditas; Jaime de Paula, fundador e CEO da Neoway; João Del Valle, cofundador e COO da EBANX; Marcelo Loureiro, cofundador e CEO da Yellow/Grin;

Eric Santos, cofundador e CEO da Resultados Digitais; Bernardo Carneiro, sócio diretor da Stone; e Leandro Caldeira, CEO da Gympass. O evento é realizado pelo Sebrae/SC e ACATE. Encerrando o cenário de tecnologia no Floripa Conecta, teremos o Stun Games Festival, no dia 17, que irá reunir mais de mil participantes da comunidade gamer no Stage Music Park.

Eu acredito que o Floripa Conecta é uma super contribuição para a cidade que nos deixa muito orgulhosos, felizes e emocionados por isso estar acontecendo. As inscrições são realizadas individualmente para cada um dos eventos do hub, confira aqui a programação completa.

*Daniel Leipnitz é presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate)

Deixe seu comentário:

publicidade