Cada vez mais procurada por turistas dentro e fora do Brasil. A capital catarinense Florianópolis se consolida, em mais um ano, como um dos principais destinos turísticos brasileiros, conquistando uma das melhores temporadas de verão já registradas, segundo informações de entidades patronais.
Continua depois da publicidade
Dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomercio-SC) que constam em pesquisa divulgada no fim de março, quando acaba a temporada, apontam para uma predominância de turistas entre 41 e 60 anos e com maior poder aquisitivo, o que representa uma mudança no perfil de turistas que vêm conhecer e desfrutar o melhor do verão catarinense. Se o perfil mudou, o gasto médio também, passando de R$ 6.620 para R$ 9.349 entre a temporada anterior e esta, um aumento de 41%.
A maior procura de turistas pelas praias, trilhas, costas, e demais belezas naturais e estrutura de comércio e serviços oferecidos pelos manezinhos impulsionou a movimentação no Aeroporto Internacional de Florianópolis, agora denominado Floripa Airport, operado pela Zurich Airport.
O Aeroporto conquistou os melhores resultados em sua história na temporada de verão 2024/2025. Dados divulgados pelo Floripa Airport indicam que 1 milhão e 500 mil passageiros passaram pelo terminal entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, o que representa um acréscimo de 23% em relação à temporada passada.
As rotas com maior número de passageiros na temporada foram, Congonhas e Guarulhos, para o município de São Paulo, além de Santiago, destino localizado no Chile. Além disso, o Aeroporto estaria mais “internacional”, sendo o terceiro com maior número de passageiros de outros países, com 541.613 nos últimos 3 meses, ficando atrás somente de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ).
Continua depois da publicidade
Somente no mês de janeiro, passaram pelo aeroporto 547.203 passageiros, ultrapassando a marca de mais de 500 mil pela primeira vez em um único mês. Apenas no dia 19 de janeiro, foram 20.400 passageiros.
Mas quem visita a capital de Santa Catarina pela primeira vez a passeio, ao conhecer as belezas naturais, os índices de segurança e hospitalidade do povo local, tende a voltar – e pode até vir para ficar.
Além das 42 belíssimas praias que reforçam a capital como destino turístico, o polo tecnológico também movimenta a economia e atrai trabalhadores qualificados, empresas de alto grau de sofisticação, e investidores em geral.
O ecossistema de inovação, acesso a universidades de qualidade, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), serviços públicos eficientes e um ecossistema ambiental preservado fazem da capital uma cidade que é referência em desenvolvimento socioeconômico sustentável no Brasil e no exterior.
Continua depois da publicidade
A busca por um maior equilíbrio atrai principalmente quem busca melhorias na qualidade de vida – mais segurança, em um ambiente tranquilo e acolhedor. Esse movimento vem ampliando o número de moradores no município, que apresentou uma expansão de 27,53% entre 2010 e 2022, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Somente em 2024, as estimativas indicam um total de 576 mil habitantes, alta anual de 7,2%.
Neste cenário, o mercado imobiliário segue aquecido. O índice DataZap de venda residencial indica uma valorização nos preços dos imóveis de 10,22% em doze meses finalizados no mês de março. Em comparação, a inflação no mesmo período, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), atingiu 5,56%.
A Orla Leste da capital é um dos pontos mais atrativos, concentrando mais de 100 mil moradores, que buscam maior qualidade de vida, com belezas naturais, opções gastronômicas, de lazer, esportes náuticos, entre outros atrativos.
A região, que conquistou melhorias na mobilidade urbana e ampliação nas opções de comércio, vem atraindo novos empreendimentos imobiliários, que conquistam novos moradores pelo conforto das estruturas, mas também pela proximidade de paisagens exuberantes, com áreas de preservação ambiental e trilhas ecológicas.
Continua depois da publicidade
“Florianópolis não é apenas um destino turístico excepcional, mas uma cidade que inspira qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. O crescimento da capital catarinense reflete seu potencial único para investimentos e novas oportunidades”, destaca o CEO do Grupo OAD, Alexandre Groeler.
Entre os empreendimentos que acompanham o processo de expansão da Orla Leste, estão o Makai Beachfront, localizado no Novo Campeche, empreendimento à beira-mar, além do La Esmeralda, no Morro das Pedras. Também nas proximidades estão o La Esmeralda, no Campeche, e o Natura, no Porto da Lagoa, todas regiões em pelo desenvolvimento e que atraem quem busca infraestrutura de alto padrão, excelência, sustentabilidade e bem-estar.