nsc
    dc

    Justiça Eleitoral

    Força-tarefa do cadastramento biométrico em SC entra na reta final

    Atendimento ficará restrito aos cartórios eleitorais a partir de dezembro. Em Biguaçu, processo termina antes

    02/11/2015 - 03h52 - Atualizada em: 02/11/2015 - 11h15

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    Até o momento, comparecimento dos eleitores varia entre 42% e 69% no Estado
    Até o momento, comparecimento dos eleitores varia entre 42% e 69% no Estado
    (Foto: )

    O cadastramento biométrico entra na fase decisiva nos municípios catarinenses em que o procedimento é obrigatório para as próximas eleições. A intenção é que Florianópolis, Joinville, Blumenau, São José, Palhoça e Biguaçu atinjam a meta de registrar 80% do eleitorado até o ano que vem.

    O comparecimento varia até agora entre 42% e 69% - razão pela qual começa nesta terça a contagem regressiva do último mês com postos especiais para o cadastramento, parte de força-tarefa para agilizar o serviço e evitar transtornos.

    A partir de 1º de dezembro, o atendimento fica restrito aos cartórios eleitorais, com prazo final em 22 de março. A exceção é Biguaçu, onde a biometria termina no próximo dia 29.

    Postos têm trabalhado "com folga", diz TRE

    O fechamento dos postos no fim de novembro se deve ao corte de verbas federais em diversas áreas para 2016. Por enquanto, com 637,1 mil eleitores já cadastrados, o movimento tem sido tranquilo principalmente nos pontos abertos no Centro das três maiores cidades.

    Por isso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) avalia que esse é um bom momento para os cidadãos procurarem o atendimento:

    - Os postos centrais de Blumenau, Joinville e Florianópolis têm trabalhado com folga, então os eleitores devem aproveitar. Lembrando que, dentro da própria cidade em que vota, a pessoa pode ir a qualquer um dos locais abertos para o cadastramento - ressalta o diretor-geral do TRE-SC, Sérgio Manoel Martins.

    Participação está dentro da esperada

    O tribunal trabalha com uma meta de 80% do eleitorado de cada município, mas explica que ela não é oficial. O que ocorre é que esse é o número médio de pessoas que fazem a revisão eleitoral quando há uma convocação geral - seja ou não com cadastramento biométrico.

    - Em regra, é comum que 20% dos títulos sejam cancelados quando há uma revisão, que são pessoas que não têm vínculo com o município. Chegar a 80% significa que a cidade já alcançou um eleitorado característico - explica Martins.

    A avaliação do tribunal é que o processo está bem encaminhado, com aumento da participação dentro da expectativa. O destaque positivo é Palhoça que, tendo um dos crescimentos populacionais mais expressivos e constantes dos últimos anos, contabiliza atendimento intenso todas as semanas e pode superar os 80% previstos.

    Por outro lado, Florianópolis é motivo de preocupação. Com o cadastramento iniciado em 2013, embora não de forma obrigatória no começo, a Capital ainda não respondeu como esperado à campanha de mobilização e os índices sobem lentamente - hoje pouco acima dos 53%.

    Após as eleições de 2016, a biometria será implantada gradativamente e de forma não obrigatória no atendimento comum dos cartórios eleitorais de todo o Estado. Ou seja, quando o eleitor precisar ou quiser por conta própria fazer alguma modificação envolvendo o título, automaticamente será cadastrado.

    O TRE também deve promover a biometria obrigatória em mais cidades, mas ainda não há definição de datas e regiões. Acompanhando metas e decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a previsão é que todo o eleitorado catarinense use a biometria até 2020.

    Biometria em SC - 2015

    Create column charts

    Horários e locais para cadastramento

    Eleitores de Florianópolis, Joinville, Blumenau, São José e Palhoça devem primeiro fazer o agendamento pelo site do TRE.

    :: Biguaçu

    Horário: 9h às 18h

    Endereço: Rua Hermógenes Prazeres, 277, Centro

    :: Blumenau

    Horário: 9h às 18h

    Endereços:

    Rua João Pessoa, 161, Edifício Aloísio Melati, Centro

    Rua Engenheiro Udo Deeke, 531, na Uniasselvi, Salto Norte (poderão ser distribuídas senhas antecipadamente conforme a capacidade de atendimento desse posto)

    Rua da Glória, 459, no Cento Social Urbano, Glória (poderão ser distribuídas senhas antecipadamente conforme a capacidade de atendimento desse posto)

    :: Florianópolis

    Horário: 9h às 18h

    Endereços: Central de Atendimento ao Eleitor na Avenida Rio Branco, 797, Centro

    Rua Eng. Newton Valente da Costa, esquina com Rua Bulcão Viana, Centro

    SC-401, ao lado do Tican e da Upa, Canasvieiras; e Rodovia SC-405, 480, Rio Tavares

    Rua João Evangelista da Costa, 1.160, na Biblioteca do Estreito

    Horário: 12h às 21h

    Endereço: Shopping Iguatemi, na Avenida Madre Benvenuta, 687, Santa Monica

    :: Joinville

    Horário: 9h às 18h

    Endereços:

    Rua Otto Boehm, 71, Centro

    Rua Joinville, 13.651, próximo ao Posto Rudnick Dibrape, Pirabeiraba

    Rua Florianópolis, 1.230, próximo à Autoescola Água Viva, Itaum (poderão ser distribuídas senhas antecipadamente conforme a capacidade de atendimento desse posto)

    :: Palhoça

    Horário: 9h às 18h

    Endereço: Rua Tenente Francisco Lehmkhul, 117, Centro

    :: São José

    Horário: 9h às 18h

    Endereços:

    Central de Atendimento ao Eleitor na Avenida Beira-Mar, esquina com a Rua Luis Fagundes, Praia Comprida

    Shopping Ideal, na Rua Adão Manoel da Silva, 584, Areias

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas