nsc
    dc

    Ambiente

    FOTOS: Família de irerês é vista em parque da Lagoa da Conceição em Florianópolis

    Pesquisador da UFSC fotografou animais na manhã desta terça-feira (7)

    07/01/2020 - 14h56 - Atualizada em: 07/01/2020 - 14h58

    Compartilhe

    Por Guilherme Simon
    irerês
    Aves foram flagradas no Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição
    (Foto: )

    Uma família de irerês foi flagrada no Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, nesta terça-feira (7). O grupo se alimentava em um rio da região quando foi visto pelo biogeógrafo Fabrício Almeida, que fotografou os animais.

    Pesquisador do laboratório de Gestão Costeira Integrada e do Observatório de Áreas Protegidas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Almeida explica que a espécie tem rota de migração que passa pela Capital catarinense durante o verão, mas acrescenta que a presença dos animais na Ilha tem sido cada vez mais comum.

    — Esses animais habitam áreas alagadas, rios, lagoas, e são migratórios, mas aproximadamente desde 1995 passaram a ficar mais tempo aqui na Ilha. Hoje, eles permanecem praticamente o ano inteiro por aqui — diz o pesquisador.

    Almeida também destaca que, embora a presença dos animais em Florianópolis não seja novidade, encontrá-los em família, com vários filhotes, é algo incomum.

    — Isso é muito legal, porque mostra que eles estão conseguindo se reproduzir mesmo em ambientes como o que estavam hoje, com grande circulação de pessoas; significa que ainda há ambientes propícios para isso — ressalta.

    Veja mais fotos:

    irerês
    (Foto: )
    irerês
    (Foto: )
    irerês
    (Foto: )

    Sobre a espécie

    O irerê é uma espécie da família da Anatidae, que inclui marrecos, patos e gansos. Também conhecido como paturi, siriri e marreca-piadeira, a ave tem uma máscara branca na face, que contrasta com o pescoço preto e o bico na cor chumbo. Tem o peito castanho e o resto do corpo estriado em branco e preto. As asas escuras podem ser vistas apenas durante o voo. O animal se alimenta de sementes de plantas aquáticas e gramíneas. A dieta inclui ainda invertebrados aquáticos, pequenos peixes e girinos.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas